Atualidade

D. José Ornelas alertou para ‘nacionalismo egoístas e conflituosos’

- publicidade -


O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidiu hoje às cerimónias da peregrinação em Fátima.

Na sua homilia, alertou os fiéis para «os movimentos populistas que constroem muros e manipulam a nostalgia do passado e exacerbam nacionalismos egoístas e conflituosos» e que têm surgido e crescido nos últimos tempos.

«Vivemos num tempo em que movimentos populistas manipulam a nostalgia do passado, o medo real e imaginário, o perigo do estrangeiro e do que pensa diferente, que usam a ganância de possuir e dominar e até usam o nome de Deus e modelos religiosos para os seus interesses» referiu líder dos bispos portugueses.

Para D. José Ornelas, estes são movimentos que «impedem que se chegue a consensos mundiais para encontrar soluções para os problemas de todos, como a pobreza, a injustiça, a guerra e a depredação do planeta, que colocam em perigo o futuro».

O bispo de Setúbal vincou ainda que «a pandemia veio tornar mais visíveis estes problemas, como todos sabemos. Estamos no mesmo barco. Ou nos ajudamos para nos salvarmos todos ou então o barco afunda.»

A homília foi proferida perante cerca de 4.000 pessoas, que não lotaram os espaços delimitados com círculos no recinto do Santuário, criados face à pandemia.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui