AtualidadeDistrito de Lisboa

Custos para a saúde pública de manutenção do aeroporto da Portela devem ser incluídos

A associação ambientalista Zero defende que os custos para a saúde pública da manutenção do aeroporto da Portela devem ser incluídos nas contas feitas para a sua relocalização.

Via comunicado, a associação Zero denuncia a violação dos limites de ruído no aeroporto de Lisboa e o não cumprimento de restrições nos voos noturnos e argumenta que na eventual relocalização do Aeroporto de Lisboa “não pode servir de desculpa para não realizar as intervenções” que mitiguem esta situação.

Refere também que a situação é “um grave atentado à saúde de dezenas de milhares de pessoas”, dizendo que, independentemente da decisão sobre a localização, “o aeroporto manter-se-á em funcionamento durante longos anos”.

Na nota divulgada hoje, a associação Zero revela que entre os dias 14 e 19 deste mês realizou, em Camarate, no concelho de Loures, a mais extensa campanha de medições de ruido de aeroportuário desde 2019, tendo constatado que os limites foram ultrapassados rodos os dias tanto para a média ponderada de 24 horas como para o período noturno”.

A associação lembra que, “ao contrário da esmagadora maioria doas entidades gestoras dos grandes aeroportos europeus, no site do aeroporto de Lisboa não existe um formulário que permita aos cidadãos de uma forma expedita queixarem-se do ruído provocado pelo seu tráfego aéreo” e diz que tem recebido muitas queixas sobre o assunto.

A associação reitera igualmente que há um conjunto de informação obrigatória que não existe através de um plataforma, especialmente relativa ao sistema de monitorização de ruído e ocorrência de voos noturnos.

“Estamos perante uma inação reveladora de uma total inépcia das autoridades de ambiente e aeroportuárias em proteger a saúde pública, coadjuvadas por uma conivência por parte das autarquias e do Governo, que continuam a manifestar um autismo crónico e convincente em relação a este problema”, considera.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *