Covid-19Desporto

Criticas para a DGS após recusar 500 adeptos na final de rugby e aceitar 12 mil na Liga dos Campeões

A Federação Portuguesa de Rugby (FPR) aponta à "dualidade de critérios" após a DGS recusar um pedido para a presença de 500 adeptos na final do campeonato.

A Federação Portuguesa de Rugby (FPR) aponta à “dualidade de critérios” após a DGS recusar um pedido para a presença de 500 adeptos na final do campeonato que se disputa sábado, entre Direito e Técnico, no Estádio Nacional.

O presidente da FPR classificou esta decisão como “incompreensível” das autoridades de saúde, que “permitem uma final da Liga dos Campeões de futebol, no Porto” com 12 mil adeptos, mas recusam 500 num estádio com capacidade para mais de 30 mil”.

Arnaldo Silva reforçou: “É lamentável e, mais uma vez, verifica-se que há dois pesos e duas medidas entre o futebol e as outras modalidades. Se a última jornada da I Liga de futebol já tinha autorização para ter público, e a Liga [de clubes] é que não quis, por uma questão de verdade desportiva, porque é que a final do campeonato de râguebi não pode?”.

O Técnico, finalista do campeonato da Divisão de Honra, manifestou-se também contra decisão a decisão da DGS. “O râguebi tem sido uma modalidade 100% segura, que tem cumprido com todas as medidas definidas pelas autoridades de saúde, com apoios muito limitados e sacrifício de todos. Como explicar que, no mesmo dia, tenhamos uma final de futebol no Porto, com público a lotar 33% de 50 mil lugares, e em Oeiras não possamos ter espetadores num estádio com capacidade para 37.500 pessoas?”.

Já o Direito sublinhou a existência de “dois pesos e duas medidas. Nem a modalidade, nem a FPR, nem os clubes mereciam isto, face ao esforço que têm tido. Estão há um ano e meio sem receitas, sem inscrições, e agora que a situação pandémica está controlada, acontece isto. É uma injustiça que o râguebi fique, mais uma vez, preterido aos olhos do Estado e da DGS como uma modalidade menor. Estamos solidários com o Técnico e com a FPR”.

A final da Divisão de Honra 2020/21, principal escalão competitivo do râguebi em Portugal, realiza-se no sábado, às 17:00, no Estádio Nacional, em Oeiras.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *