Parceiros
Atualidade

Crise sísmica e mau tempo levam à evacuação de localidades em São Jorge, que entra em Estado de Alerta

- publicidade -

O Governo Regional dos Açores decidiu retirar as populações que ainda estão nas fajãs do concelho de Velas, em São Jorge, e passou a ser proibido visitar estas zonas. A informação é avançada pela RTP.


Vai ser também decretado o estado de alerta a partir da meia-noite de sábado e até à meia-noite de terça-feira, devido à possibilidade de um sismo de elevada intensidade na Ilha de São Jorge.


A esta situação somam-se condições meteorológicas adversas, sendo que as ilhas do grupo central, das quais faz parte São Jorge, estão sob aviso amarelo até às 18h00 de sábado, determinado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de chuva forte, o que pode originar deslizamentos de terra e rochas.


Perto de 800 pessoas já deixaram a zona oriental da ilha, onde têm chegado navios com equipamento para, por exemplo, montar espaços de acolhimento de pessoas.


Neste momento estão na Ilha de São Jorge sete especialistas, que vão instalar equipamentos que permitam acompanhar a deformação do terreno.


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário