coronavírus

Crianças que tiveram Covid-19 devem ser vistas por um médico antes de retomarem o desporto

- publicidade -

Mónica Rebelo, diretora da cardiologia pediátrica do Hospital Santa Maria, diz que as crianças que tenham sido infetadas com covid-19, mesmo que ligeiro a moderado, devem ser examinadas por um médico assistente antes de retomarem a atividade física.

A médica diz que “para retomar a atividade, sobretudo obviamente (…) no exercício mais intenso – por exemplo, o desporto federado -, devem ser acompanhados e devem contactar o médico assistente. Devem mesmo ser avaliados por alguém da cardiologia e, pelo menos, o eletrocardiograma está recomendado”.

A especialista disse à Lusa que “já existem algumas normas da sociedade americana de cardiologia a alertar para essa situação”.

E completa: “Nós temos de nos lembrar das nossas crianças, que na fase aguda muitas são assintomáticos, mas algumas até tiveram sintomas, mas nem os descreveram (…) e, depois, quando retomam a atividade referem um cansaço diferente, uma tolerância diferente ao exercício”, afirmou Mónica Rebelo, sublinhando: “Isto é obviamente consequência de terem tido a infeção”.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui