Covid-19Montijo

Crianças e jovens continuam a receber refeições e actividades de ensino no Montijo

A Câmara Municipal de Montijo continua a assegurar fornecimento de refeições aos alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar e aos filhos ou dependentes a cargo de trabalhadores cuja mobilização ou prontidão para a prestação de serviços essenciais requer acolhimento.

A ação é realizada em articulação com os agrupamentos de escolas (AE) e a escola secundária Jorge Peixinho, pelas escolas definidas para o efeito por cada AE.

Estão abertas a EB Liberdade, a EB Areias e a EB 2,3 de Pegões, para o acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo dos trabalhadores de serviços essenciais.

A Câmara Municipal continua ainda a trabalhar com os docentes e as direções dos AE, disponibilizando o Laboratório de Aprendizagem do Montijo (LAM), espaço municipal dotado com meios tecnológicos e humanos, para apoiar a realização de aulas e de outras atividades de ensino online e à distância dirigidas aos alunos.

O LAM tem ainda um canal no youtube, onde são apresentados vídeos que dão a conhecer este espaço e as suas principais potencialidades e que exemplificam algumas das muitas aulas que lá podem ser ministradas.

Através deste canal, a autarquia desafia os alunos e as suas famílias a realizarem, em casa, atividades sobre diversos conteúdos curriculares.

A autarquia disponibiliza também um outro espaço municipal – Espaço Maker em Movimento (EMM) – para ser utilizado pelos docentes dos estabelecimentos do ensino básico e do ensino secundário, mediante marcação prévia, para o desenvolvimento de aulas, atividades e projetos à distância para os respetivos alunos, preferencialmente numa perspetiva de transversalidade do currículo.

Trata-se de um espaço, instalado numa viatura municipal adaptada que dispõe de um conjunto de equipamentos, materiais e ferramentas que permitem o desenvolvimento de projetos próprios (explorar circuitos elétricos, construir peças de roupa com componentes eletrónicos, imprimir objetos com impressoras 3D, fabricar pequenos gadgets, …), com o intuito de criar uma solução ou um objeto.

No EMM, através do recurso ao método tinkering, os alunos são desafiados a realizar atividades exploratórias e a contactar com conceitos ligados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês).

Para recorrerem ao LAM e ao EMM, os docentes terão o apoio de técnicos especializados da Divisão de Educação para o desenvolvimento dos seus projetos.

Para marcações e mais informações sobre o LAM e o EMM, os docentes deverão contactar a Divisão de Educação, através do email de@mun-montijo.

Fonte: CM de Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *