Distrito de SetúbalDistritos

Crianças descobrem segredos de saúde no Hospital dos Pequeninos

O Hospital dos Pequeninos, instalado no Cais 3 do Porto de Setúbal, recebeu este fim-de-semana mais de 1600 pequenos médicos para descobrirem a brincar as actividades ligadas ao mundo da saúde.

A actividade, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa em parceria, e com a Câmara Municipal de Setúbal, realiza ações lúdico-pedagógicas com atividades que ajudam a compreender melhor o mundo da saúde e a reduzir a ansiedade em contexto hospitalar, em que os doentes eram os brinquedos, entre peluches, bonecos e outros companheiros da pequenada.

Depois da sala de espera, uma primeira observação pelos estudantes de medicina na triagem para tentar perceber o que apoquentava os bonecos das crianças.

O circuito de saúde especialmente preparado para os mais novos incluiu a descoberta de várias valências hospitalares, como a sala de imagiologia, o laboratório de análises clínicas e o serviço de desinfeção, assim como o bloco de cirurgia, a sala de tratamento e a farmácia.

O Hospital dos Pequeninos, que esteve pelo terceiro ano consecutivo em Setúbal, contou ainda no circuito com as salas de dentista, em que as crianças eram desafiadas a observar a dentição dos bonecos, e também de nutrição, com conselhos para uma alimentação equilibrada e saudável.

Outros motivos de interesse da iniciativa, direcionada, em particular, a crianças dos 3 aos 7 anos, foram as pinturas faciais com a animadora infantil Zingarela, aulas de incentivo à prática desportiva e a demonstração de receitas saudáveis pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Esta edição contou ainda com dicas sobre socorrismo numa ação promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, enquanto a PSP e a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal marcaram presença com viaturas que deslumbraram a pequenada.

O Autocarro Geração Saudável, com ações de sensibilização e jogos didáticos para o uso responsável de medicamentos, do Laboratório de Farmácia, da Ordem dos Farmacêuticos, e uma área lúdica com uma exposição de bonecos da Playmobile foram outros motivos de interesse.

A iniciativa, que contou com a participação do vereador com os pelouros da Educação e da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, foi dinamizada no âmbito do projeto camarário “Setúbal Saudável”, com vista à promoção de autocuidados ao longo do ciclo da vida.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *