Covid-19EconomiaPaís

CPPME considera que Governo abandonou micro e pequenas empresas

O presidente da Confederação das Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), Jorge Pisco, considera que “muitas empresas não vão conseguir abrir depois de levantado o Estado de Emergência, porque não têm dinheiro para o fazer”.

Jorge Pisco falava à imprensa após uma reunião com o Presidente da República, a quem apresentou “as nossas preocupações, da mesma maneira que diariamente as temos feito chegar ao Gabinete do Primeiro-Ministro.

Com as medidas que o Governo tem apresentado, muitas das micro e pequenas empresas não vão ter condições para reabrir. Sentimo-nos abandonados pelo Governo, que não está a apoiar devidamente as empresas.”

Para Jorge Pisco “se o Governo não ouve as propostas da CPPME, não há empresa que resista. As empresas estão descapitalizadas e não têm verbas para reabrir” e deu como exemplo “os cabeleireiros ou barbeiros, que têm uma área confinada, têm x empregados e recebem x clientes. Como é que podem trabalhar assim, dividem os empregados por turnos?

Outro exemplo são os feirantes, que foram os primeiros a fechar, se não há festas nem romarias, como vão funcionar? Ou os trabalhadores dos espectáculos? Ou os que trabalham com turismo, como os taxistas?

Se a economia não funciona e não se gera riqueza nada irá funcionar. E esta é uma realidade muito negra.”

Para Jorge Pisco “é urgente um fundo de tesouraria e que o Governo tome medidas para desbloquear apoios e desburocratizar processos. Há empresas que não conseguem empréstimos dos bancos porque não têm capitais próprios positivos, e por isso têm de se criar medidas excepcionais, à medida do estado que vivemos neste momento, porque não pode  ser tudo igual como estava.”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *