Alcácer do SalCovid-19

Covid19: Quatro mortes em lar da Misericórdia de Alcácer do Sal e outro surto no lar da AURPICAS

O Lar Rainha Isabel da Misericórdia de Alcácer do Sal enfrenta um surto de covid-19 que já provocou a morte a quatro idosos, estando 34 residentes e 17 funcionários infetados, estando 3 em quarentena a aguardar resultado dos testes realizados pela Autoridade de Saúde Pública local, disse hoje à agência Lusa o provedor.

Os utentes positivos estão em isolamento e os restantes estão confinados aos quartos.

De acordo com Fernando Reis, o surto foi detetado «há dez ou 12 dias, depois de uma funcionária ter testado positivo», obrigando à realização de testes aos 75 residentes daquela instituição.

Nos testes em massa que foram efetuados nas últimas semanas, «34 idosos testaram positivo e, destes, apenas três têm sintomas ligeiros, estando os restantes assintomáticos», revelou o responsável da estrutura residencial para idosos que contabiliza a morte de quatro utentes com covid-19.

«O mais dramático é que já faleceram quatro idosos devido à covid-19, três na unidade hospitalar e um na instituição, enquanto três utentes estão hospitalizados no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém» lamentou o responsável.

Segundo Fernando Reis, dos 36 cuidadores desta estrutura 17 estão positivos e

Dos 17 funcionários, “apenas uma colaboradora, com 47 anos, foi hospitalizada numa situação muito complicada, embora já esteja a recuperar. Os restantes [cuidadores] encontram-se bem”, avançou.

«Conseguimos funcionar com nove pessoas por turno ‘em espelho’ para o caso de se infetarem, mas ainda temos alguma reserva. Neste momento a situação é muito complicada, mas ainda não é dramática», garantiu.

Neste momento, «o panorama é estável», indicou o provedor da instituição, que vai testando, através dos testes rápidos, algum sintoma que possa surgir entre os idosos que estão negativos.

Contactado pela Lusa o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, confirmou a existência de um outro surto «nas duas estruturas residenciais» da Associação Unitária de Reformados e Pensionistas Idosos do Concelho de Alcácer do Sal (AURPICAS), não tendo, contudo, indicado o número de infetados.

Os surtos na misericórdia e nesta associação constituem «uma situação que está a gerar muita preocupação, tendo em conta o número elevadíssimo de casos positivos», adiantou o edil.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *