AtualidadeCovid-19Destaque

 Covid19 | Portugal volta ao ‘Estado de Calamidade’. Saiba o que muda a partir de amanhã

O Governo vai implementar novas medidas preventivas a partir de 1 de dezembro, quando o país regressa ao ‘Estado de Calamidade’, perante o agravamento da situação pandémica de covid19, aliada à chegada do Inverno e a uma época festiva.

Assim, a partir desta quarta-feira volta a ser necessária a testagem regular, regressa a recomendação do teletrabalho e o uso obrigatório de máscaras em espaços fechados.

A apresentação do Certificado Digital Covid volta a ser obrigatória no acesso a restaurantes; estabelecimentos turísticos e alojamento local; eventos com lugares marcados e ginásios.

É exigido um teste negativo à COVID-19, mesmo para pessoas vacinadas, nos seguintes locais: visitas a lares; visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde; grandes eventos culturais ou desportivos, sem lugares marcados, e recintos desportivos (cobertos ou ar livre); discotecas e bares.

Também nas fronteiras, as regras são: teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal; sanções para as companhias aéreas (20 mil euros por pessoa não testada que desembarque em Portugal); teste negativo obrigatório para quem entra em território continental por via terrestre, fluvial ou marítima.

Para a semana de 2 a 9 de janeiro, que será de contenção dos contactos existentes na época festiva, serão adotadas regras específicas:

– teletrabalho obrigatório;

– Interrupção das aulas presenciais em todos os níveis de ensino (recomeço das aulas a 10 de janeiro);

– encerramento de discotecas e bares.

O reforço da vacinação na população mais vulnerável faz parte deste novo pacote de medidas, estando ainda em avaliação a vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *