Uncategorized

Covid19: Plano para outono/inverno será apresentado na próxima semana

António Costa anunciou que o plano para combate ao covid19 relativo ao outono/inverno será apresentado na próxima semana

- publicidade -

O primeiro-ministro revelou hoje que a Direção Geral da Saúde (DGS) vai apresentar na próxima semana um plano de medidas contra a covid-19 para o período outono/inverno e exortou ao cumprimento regras de prevenção já em vigor.

A informação foi prestada por António Costa na conferência de imprensa, em São Bento, no final de uma reunião de urgência do Gabinete de Crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal.

«Na próxima semana, a DGS apresentará qual o plano específico para o período outono/inverno.

Perante um vírus novo, a comunidade científica tem vindo a evoluir em relação ao conhecimento que dele tem e, consequentemente, no que respeita às medidas adequadas para a sua contenção».

Sem apresentar quaisquer medidas concretas, António Costa reiterou a ideia de que não se vai repetir o confinamento que vigorou entre março e o início de maio, e centrou a sua mensagem na questão da responsabilidade individual de cada um no combate à propagação do novo coronavírus.

«Antes de pensarmos que novas medidas podemos adotar, devemos concentramo-nos nas medidas que já sabemos que temos de cumprir, que passam pelo cumprimento das cinco regras básicas de prevenção e de segurança contra a covid-19: manter a higiene regular das mãos ao longo de todo o dia, respeitar estritamente a etiqueta respiratória (tossir só para o cotovelo e nunca sem qualquer proteção) e manter o afastamento físico adequado».

O primeiro-ministro voltou a deixar o apelo para que seja «descarregada e utilizada a aplicação ‘stayaway covid’ que respeita escrupulosamente a proteção de dados, assegura o anonimato e garante que cada um de nós, se estiver infetado, possa avisar sem se identificar todos aqueles que inconscientemente ou involuntariamente tenham sido contagiados. Essas cinco regras são fundamentais.»

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui