Uncategorized

Covid19: Plano para outono/inverno será apresentado na próxima semana

António Costa anunciou que o plano para combate ao covid19 relativo ao outono/inverno será apresentado na próxima semana

O primeiro-ministro revelou hoje que a Direção Geral da Saúde (DGS) vai apresentar na próxima semana um plano de medidas contra a covid-19 para o período outono/inverno e exortou ao cumprimento regras de prevenção já em vigor.

A informação foi prestada por António Costa na conferência de imprensa, em São Bento, no final de uma reunião de urgência do Gabinete de Crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal.

«Na próxima semana, a DGS apresentará qual o plano específico para o período outono/inverno.

Perante um vírus novo, a comunidade científica tem vindo a evoluir em relação ao conhecimento que dele tem e, consequentemente, no que respeita às medidas adequadas para a sua contenção».

Sem apresentar quaisquer medidas concretas, António Costa reiterou a ideia de que não se vai repetir o confinamento que vigorou entre março e o início de maio, e centrou a sua mensagem na questão da responsabilidade individual de cada um no combate à propagação do novo coronavírus.

«Antes de pensarmos que novas medidas podemos adotar, devemos concentramo-nos nas medidas que já sabemos que temos de cumprir, que passam pelo cumprimento das cinco regras básicas de prevenção e de segurança contra a covid-19: manter a higiene regular das mãos ao longo de todo o dia, respeitar estritamente a etiqueta respiratória (tossir só para o cotovelo e nunca sem qualquer proteção) e manter o afastamento físico adequado».

O primeiro-ministro voltou a deixar o apelo para que seja «descarregada e utilizada a aplicação ‘stayaway covid’ que respeita escrupulosamente a proteção de dados, assegura o anonimato e garante que cada um de nós, se estiver infetado, possa avisar sem se identificar todos aqueles que inconscientemente ou involuntariamente tenham sido contagiados. Essas cinco regras são fundamentais.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *