Parceiros
AtualidadeCovid-19

Covid19 | Máscaras de pano podem ser só ‘acessórios de moda’

Não é de agora a discussão em torno do uso de máscaras de pano, mas a mesma ressurgiu com vários países a decretarem o uso obrigatório das máscaras devido ao aparecimento da variante do vírus covid19, a Ómnicron.

Uma investigadora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, Trish Greenhalgh, defende que as máscaras em tecido «podem ser muito boas ou realmente más» dependendo do material que é utilizado na sua confeção.


As mais eficazes são as máscaras de camada dupla ou tripla com uma combinação de materiais, mas na opinião da investigadora, a maioria dos tecidos são apenas ‘acessórios de moda’.

Trish Greenhalgh acrescenta que o maior problema das máscaras de tecido é que algumas não são testadas de acordo com as regras das autoridades de saúde, ao contrário das máscaras certificadas, apresentando estas uma elevada uma capacidade de filtração que impede que gotículas contaminadas infetem as pessoas.

A investigadora explica que uma boa filtração é, ainda assim, insuficiente se a máscara não cobrir adequadamente o nariz e a boca.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.