AtualidadeCovid-19Distrito de SetúbalMontijo

Covid19: Casos nos Estabelecimentos Prisionais de Montijo e Setúbal entre reclusos e trabalhadores

A Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais confirmou a existência de casos de covid19 nos estabelecimentos prisionais de Montijo e de Setúbal.

O alerta foi feito pela APAR – Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso, de que existiriam casos positivos de Covid19 no Estabelecimento Prisional do Montijo, tendo sido feito um pedido de esclarecimento à Direção-Geral.

Esta entidade esclareceu que «no Estabelecimento Prisional de Setúbal, após duas séries de testes de despistagem, há 9 reclusos positivos à Covid 19 que se encontram sob acompanhamento clínico e genericamente assintomáticos».

Neste estabelecimento prisional há ainda 12 trabalhadores que, «na sequência de testes feitos no âmbito da sua vida privada, indicaram estar positivos à Covid 19».

No caso do Estabelecimento Prisional do Montijo, «um recluso acusou positivo ao covid19 e, conforme o protocolado, foi encaminhado para o Hospital Prisional.

Foram identificados 10 reclusos como contactos de proximidade suscetíveis de risco de contágio que já foram testados e que, não obstante terem tido resultados negativos, se mantêm, conforme recomendação da saúde pública, em quarentena. Por ora não há registo de qualquer trabalhador deste Estabelecimento prisional positivo à Covid 19.»

No âmbito do mesmo esclarecimento, a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais explica ainda que existem actualmente «no contexto da DGRSP e tendo como referente um universo que abrange cerca de 20.000 pessoas entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em Centros Educativos, se registam: 198 casos activos num universo de 11.234 reclusos.

No caso dos jovens internados em Centros Educativos, foram confirmados 5 casos activos e 4 casos clinicamente recuperados.

Entre os trabalhadores do quadro da DGRSP há registo de 124 casos ativos e 336 clinicamente recuperados.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *