AtualidadeCovid-19Sociedade

Covid-19 | Recomendada aprovação do Paxlovid, medicamento oral que reduz internamentos e mortes

Esta quinta-feira, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou a autorização do medicamento oral, de nome Paxlovid, para tratar doentes com covid-19.

Destina-se a adultos que não precisem de suporte respiratório e para os em risco de contrair com maior gravidade.

Em comunicado, a EMA explica que “contém duas ‘substâncias ativas’ , PF-07321332 e ritonavir, dois comprimidos diferentes. O PF-07321332 reduz a capacidade do SARS-CoV-2 (o vírus que causa o COVID-19) de se multiplicar no corpo, enquanto o ritonavir prolonga a ação do PF-07321332, permitindo que ele permaneça mais tempo no corpo em níveis que afetam o multiplicação do vírus”.

O Comité da agência apurou através de um estudo desenvolvido que o Paxlovid reduziu significativamente as hospitalizações e mortes. “A análise foi feita em pacientes que receberam Paxlovid ou placebo (tratamento simulado) no espaço de 5 dias após o início dos sintomas de covid-19 e que não receberam, nem deveriam receber, tratamento através de anticorpos. Durante o mês seguinte, 0,8% (8 em 1.039) dos pacientes que receberam Paxlovid foram hospitalizados por mais de 24 horas, em comparação com 6,3% (66 em 1.046) daqueles que receberam placebo. Não houve mortes no grupo Paxlovid e 9 mortes no grupo placebo”.

A esmagadora maioria dos pacientes do objeto de estudo tinham a variante Delta, mas a EMA acredita que o medicamento também será eficaz contra as restantes variantes.

A nível de efeitos secundários, foram geralmente leves, “no entanto, o ritonavir é conhecido por afetar a ação de outros medicamentos, e, por isso, as advertências e conselhos foram incluídos nas informações do Paxlovid”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *