Covid-19

COVID-19: Novo teste deteta o vírus em 10 minutos e custa 12 euros

Esta pode ser uma nova abordagem ao diagnóstico da doença. Um teste produzido na Coreia do Sul permite detetar a COVID-19 em 10 minutos, e custa 12 euros. Só nos últimos dias foram testadas mil pessoas em Veneto (Itália).

No entanto, o teste deteta apenas positivos com alta carga viral. “É uma triagem para a qual não fazemos um diagnóstico definitivo. Os casos positivos são confirmados com a biologia molecular. A velocidade da análise permite-nos, no entanto, isolar imediatamente o positivo”, revela Roberto Rigoli , chefe de microbiologia do Hospital de Treviso e vice-presidente nacional de microbiologistas italianos.

O teste tem de ser feito por um profissional de saúde e funciona como o método clássico, pela recolha de um exsudado da nasofarínge, através de um cotonete inserido no nariz. “Das mil amostras analisadas em duplicado (ou seja, com o contra-teste da biologia molecular), apenas tivemos um falso positivo e nenhum falso negativo”, afirmou Roberto Rigoli.

Este método vai continuar em análise, sendo que outras regiões italianas já estão a efetuar estudos sobre este teste. Em Lombardia vão começar a ser realizados testes em breve.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *