Saúde

Covid-19 | Nova variante da Ómicron chegou a Portugal e é altamente contagiosa

Já há pelo menos um caso em Portugal da nova variante da Ómicron, considerada altamente contagiosa. Trata-se da sublinhagem XBB.1.5 e já foi detectado um caso em território nacional, confirmou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge à TSF.

Segundo o investigador João Paulo Gomes, citado por aquela rádio, “é possível que haja uma maior transmissibilidade desta sublinhagem, mas ainda é cedo para dizer que haverá um impacto significativo”, afirmando ainda que “toda a linhagem XBB da variante Ómicron parece estar relacionada com uma fuga do vírus ao sistema imunitário”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou estar a avaliar o risco da nova XBB.1.5, que está a propagar-se rapidamente em vários países, como os Estados Unidos, onde já representa cerca de 40% dos casos de Covid-19.

O jornal Público menciona esta sexta-feira um estudo do investigador Manuel Carmo Gomes, publicado na revista Lancet, que revela que quem foi vacinado e teve Covid-19 está mais protegido contra uma nova infecção pela subvariante BA.5 da Ómicron. Segundo este estudo, a imunidade mantém-se até pelo menos oito meses após a infecção.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *