AtualidadeCovid-19País

Covid-19 aumenta despesas da Segurança Social e Saúde em três mil milhões de euros

A pandemia covid-19 teve dois impactos nas contas da Segurança Social, se, por um lado, cortou as contribuições, por outro, aumentou a despesa prevista para 2020 em quase 2,6 mil milhões de euros face ao orçamento inicial.

O relatório do Orçamento Suplementar apresentado, ontem, na Assembleia da República, prevê que a despesa da Saúde suba em 504,4 milhões de euros face ao delineado pelo Governo.

Assim, a crise sanitária teve três efeitos diretos nos cofres da Segurança Social, nomeadamente, baixou as contribuições, aumentou as prestações de desemprego e reservou do orçamento quase 2.000 milhões de euros para responder às medidas temporárias, como por exemplo, o lay-off simplificado e o apoio aos trabalhadores independentes.

O relatório do Orçamento Suplementar indica ainda que “o ajustamento ao orçamento da Segurança Social decorre dos efeitos da pandemia Covid-19 na economia e das medidas de mitigação e relançamento adotadas, antecipando-se um acréscimo de despesa de 8,9% (mais 2.572,7 milhões de euros) face ao orçamento inicial“.

Os números da Segurança Social são expressivos, face a 2019 a despesa aumentou 17,5%, mais 4.662,8 milhões de euros. O valor deve-se a um aumento de 5,4% das pensões a partir de maio, reforço da ação social de apoio à estabilização da economia em 12,9% e mais 1.943,8 milhões de euros para mitigar o efeito da pandemia na economia social.

Na saúde, a despesa prevista subiu 4,5%, mais 504,4 milhões de euros , totalizando 11.730,6 milhões de euros. A subida face a 2019 é de 8,1%, cerca de 883,4 milhões de euros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *