Santiago do Cacém

Costa de Santo André recebe recriação do banho de São Romão

A praia da Costa de Santo André, Santiago do Cacém, vai ser palco, no fim de semana, de uma recriação do Banho de São Romão com cortejos, animação e gastronomia típica da região.

Promovida pela Junta de Freguesia de Santo André, a iniciativa, a decorrer entre sexta-feira e domingo, pretende recriar “o único dia do ano em que as populações iam à praia”, numa autêntica romaria, com um cortejo que ligava as várias aldeias do interior do concelho à Costa de Santo André, no litoral alentejano.

«Com as suas vestes antigas e o farnel, que era preparado na noite anterior para a festa, as pessoas do campo deslocavam-se até à praia onde iam a banhos e partilhavam os comes e bebes com amigos, familiares e desconhecidos no areal», explicou hoje à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho.

As Festas de São Romão incluem dois cortejos etnográficos, no sábado e no domingo, com a participação de mais de 60 pessoas dos ranchos folclóricos de Melides (Grândola) e de São Bartolomeu da Serra e do Grupo Trajes e Tradições da Lagoa de Santo André (Santiago do Cacém), vestidas a rigor para recriar o tradicional Banho de São Romão.

De acordo com a tradição, após os cortejos, logo pela manhã, as pessoas instalam-se no areal da Costa de Santo André «com as suas tendas, comes e bebes e partilham uma refeição com as pessoas que se juntam no areal», seguindo-se o banho de mar com os trajes típicos da época e animação na praia.

As festas abrem na sexta-feira, na Tenda Multiusos, instalada na Costa de Santo André, com um programa que inclui música popular alentejana, cavaquinhos e folclore.

A iniciativa, que termina no domingo, recebe ainda uma exposição e venda de artesanato, frutas e doçaria da região.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *