Sesimbra

Corredores, bandeiras e monitores nas praias de Sesimbra a partir deste sábado

A época balnear em Sesimbra vai iniciar-se este sábado, 13 de Junho e as praias ‘preparam-se’ para receber os banhistas sob as novas regras de prevenção do contágio por COVID-19.

Entre as medidas está a criação de corredores diferenciados para entrada e saída do areal nas praias da vila de Sesimbra ou a colocação de informação com as principais regras a ter em conta no areal, nos apoios de praia e nos WC públicos.

Por indicação das autoridades de saúde não foram instalados lava-pés, considerados potenciais focos de transmissão.

Para ajudar os banhistas a conhecer e respeitar estas novas regras estarão ao serviço sete monitores de praia contratados pela autarquia, que iniciarão a sua atividade ainda este mês.

Os concessionários terão também que garantir um conjunto de indicações, entre as quais o afastamento dos toldos e a criação de corredores de circulação.

Por motivos de segurança e de prevenção, desta vez os areais de Sesimbra não terão as habituais Bibliotecas de Praia, que acompanham o verão do concelho há três décadas.

O número de utentes por zona balnear do município foi definido e divulgado pela Agência Portuguesa de Ambiente para cinco das zonas balneares do concelho.

As praias da vila de Sesimbra terão uma capacidade para 5800 pessoas em simultâneo, 3 mil das quais na Praia do Ouro e Prainha e 2800 na Praia da Califórnia. Na Costa Oeste, a Lagoa de Albufeira-mar terá uma capacidade para 3700 pessoas, o Moinho de Baixo/Meco, 3300 pessoas e as Bicas 800 pessoas.

A ocupação de cada praia pode ser consultada na aplicação Infopraias, da Agência Portuguesa de Ambiente (www.apambiente.pt), em tempo real.

A cor verde indicará uma ocupação baixa, a cor amarela uma ocupação média e a cor vermelha uma ocupação plena, que não deve ser excedida.

Para além da aplicação, as praias do Ouro, Califórnia, Lagoa-mar e Lagoa-interior, Amieira, Moinho de Baixo, Bicas e Foz terão, a partir da próxima semana, bandeiras colocadas pela Câmara Municipal, que sinalizarão a ocupação com as mesmas cores.

Com o início da época balnear entrarão em funções os nadadores-salvadores que, nas zonas concessionadas são da responsabilidade dos respetivos concessionários enquanto que na Lagoa-interior e nas e Bicas são contratados pela Câmara Municipal.

No eixo Lagoa-meco circulará, como habitualmente, a viatura AMAROK que estenderá a vigilância até à praia da Foz.

Este ano, o concelho volta a ter quatro bandeiras azuis: Ouro, Califórnia, Moinho de Baixo e Lagoa-mar. Duas destas praias, Ouro e Moinho de Baixo, hasteiam de novo o galardão de Praia Acessível. Para além disso, cinco das praias do concelho têm Qualidade de Ouro, símbolo atribuído pela Quercus para a qualidade das águas balneares. São elas Ouro, Califórnia, Moinho de Baixo, Bicas e Lagoa-mar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *