Corredor Internacional Sul vai ligar portos de Sines, Lisboa e Setúbal a Espanha (C/ vídeo)

O Corredor Internacional Sul, um investimento que irá permitir o alargamento do hinterland portuário de Sines, Setúbal e Lisboa, contribuindo para um transporte de mercadorias eficiente, foi visitado pelo Primeiro Ministro, Ministro das Infraestruturas e Secretário de Estado das Infraestruturas, a propósito da iniciativa Governo Mais Próximo.
Com 80 quilómetros de nova linha ferroviária e 90 quilómetros de linha renovada, o Corredor Internacional Sul vai ligar os portos de Sines, Lisboa e Setúbal a Espanha, encurtando a distância entre Sines e a fronteira em três horas e meia.
O projeto, que o Governo prevê estar pronto em 2024, tem como principal investimento a construção de um troço de linha férrea, com a extensão de 80 quilómetros, entre Évora e Elvas.
A nova linha, Évora-Elvas, será de via única, mas a plataforma está preparada para receber uma segunda via e poderá migrar para a bitola europeia, caso Portugal e Espanha decidirem aderir a esse sistema.
O Corredor Internacional Sul inclui ainda a requalificação de várias partes das linhas de Sines, Sul, Alentejo, Leste, Évora e Vendas Novas.
A principal inovação destas obras é a construção de estações técnicas, para o cruzamento de comboios de mercadorias de 750 metros de comprimento.
Actualmente a estrutura apenas permite o cruzamento de composições de 400 metros.
Depois da obra concluída será possível a circulação de 51 comboios de 750 metros a sair do porto de Sines todos os dias, em vez dos atuais 36 comboios de 400 metros; a diminuição de 140 quilómetros na ligação Sines-Espanha (menos 03h30 de viagem) e uma redução de 50% no custo do transporte.
Nesta obra estão envolvidos 1400 de trabalhadores, 38.000 toneladas de aço, 350.000 metros cúbicos de betão e 29 pontes e viadutos.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito