Distrito de Setúbal

Corpo de baleia ao largo de Setúbal será removido pela APS

O corpo de uma baleia em avançado estado de decomposição foi avistado primeiro em Sesimbra, conforme dá conta o perfil «Pesca De Marinheiros», que indica ainda que «a baleia foi avistada a 8 milhas da costa de Sesimbra no dia 4 e foi dado o aviso à Polícia Marítima, que simplesmente disseram que não estava a prejudicar a navegação, o que é certo é que já se encontra perto da Figueirinha.

É lamentável a PM não ter feito nada, porque isto representa um perigo para a navegação. Baleia em decomposição detetada junto à costa na área do Porto de Setúbal, na zona da Comenda.»

Hoje o corpo da baleia está em águas do porto de Setúbal «numa zona rochosa junto à costa» segundo a Polícia Marítima, que afirma estar «a monitorizar o cadáver desde sexta-feira, até porque podia representar um perigo para a navegação.

Neste momento, no sítio onde está, já não representa esse perigo», disse à agência Lusa Luís Lavrador, capitão do Porto de Setúbal e responsável do Comando Local da Polícia Marítima (PM).

Segundo o comandante da PM, o cadáver da baleia, que tem entre oito a 10 metros foi identificado «primeiro à deriva fora do Porto de Setúbal, no mar» e garante que foi feita monitorização contínua «com recurso a uma pequena lancha e foi emitido também um aviso aos navegantes, para que todas as pessoas soubessem que se encontrava esta carcaça da baleia à deriva».

O corpo terá de ser agora removido e a PM já disso informou a Administração do Porto de Setúbal, uma vez que está sob a sua área.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *