DestaqueDistrito de LisboaDistritosJustiça

GNR desmantela rede internacional de contrabando de tabaco

A GNR desmantelou uma rede internacional de contrabando de tabaco que introduzia o material em Portugal por via aérea com origem de Angola, os militares da GNR numa operação concertada com a Unidade de Ação Fiscal deteve 12 pessoas. A operação já estava em curso há cerca de um ano, a introdução de tabaco proveniente do contrabando era realizado nos aeroportos de Lisboa e Porto e depois distribuídos nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.

A operação Hórus, consistiu no cumprimento de 12 mandatos de detenção, bem como 39 mandados de busca em 22 residências.

Quinze homens e cinco mulheres foram constituídos arguidos e terão idades entre os 29 e 60 anos de idade, os detidos são de nacionalidade portuguesa e angolana.

Os detidos estão indiciados na prática de contrabando qualificado, introdução fraudulenta no consumo qualificado, associação criminosa e recetação de mercadorias objeto de crime aduaneiro.

Foram ainda apreendidos pela UAF cerca de 76 mil cigarros avulso, diversas malas de viagem que serviam de acondicionamento do tabaco, 7.090 euros em dinheiro, 73 equipamentos informáticos, sete veículos e duas máquinas de jogo ilegal.

Em comunicado a GNR adiantou que só no último ano, esta organização comercializou ilicitamente cerca de 4,5 milhões de cigarros, originando uma fraude ao Estado num montante de um milhão de euros, por falta de pagamentos de impostos indiretos do IVA e Imposto Especial sobre o Consumo.

Os detidos foram presentes, esta quinta-feira, ao Tribunal de Sintra onde ficaram com medidas de coação de TIR e obrigados ao pagamento de uma caução que ronda os três mi a sete mil euros.

Na operação desencadeada pela GNR estiveram 106 militares da UAF e a PSP.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *