Política

“Constituição da República de 1976 está esgotada” afirma André Ventura

O líder do Chega, André Ventura, afirmou hoje em Setúbal que a atual Constituição da República “está esgotada”, no arranque das jornadas parlamentares dedicadas ao processo de revisão constitucional.

“A Constituição de 76 está esgotada, enquanto modelo. Está esgotada no caminho para o socialismo que propunha, está esgotada no modelo económico que propõe, na linguagem de latifúndios e nacionalizações que continua a povoar a nossa Constituição. Está ultrapassada no modelo de saúde que propõe. E todos temos visto como a saúde em Portugal precisa de um novo modelo”, disse.

Para o líder do Chega é necessário que todos os partidos percebam que a Constituição de 1976 já não se coaduna com a realidade atual e que não responde às necessidades do país.

“Nada do que temos hoje, ou a grande parte do mundo que temos hoje, não é o mundo da Constituição de 1976. E isso deve fazer-nos ter a coragem de, respeitando os fundadores do nosso regime pós 25 de Abril, respeitando os fundadores desta Constituição, conseguimos ter a coragem de apresentar uma outra [Constituição] moderna, aberta e inovadora para um país que quer ser moderno, aberto e inovador”, defendeu André Ventura.

Dirigindo-se aos parlamentares do Chega numa nota prévia, André Ventura afirmou-se preocupado pelas “ondas de violência ao longo dos últimos dias” em Setúbal, assegurando que o Chega estará sempre do lado da justiça contra a violência.

“Temos assistido nos últimos dias a episódios inenarráveis: um indivíduo assassinado num bar em Setúbal, aparentemente por defender algumas mulheres que estavam a ser assediadas e perseguidas, e que foi esfaqueado. O mesmo tivemos na semana passada. E ontem houve um tiroteio no Fórum Almada (na cidade de Almada, também no distrito de Setúbal), com envolvência e características semelhantes”, disse.

Para André Ventura, “vivemos num tempo e num mundo em que dizer o óbvio e dizer o evidente se torna muitas vezes de matéria de crime e matéria de perseguição”, o que não irá inibir o Chega de se pronunciar.

“O Chega não tem problemas em dizer o que a maioria dos portugueses pensa e aquilo que a maioria dos portugueses sente. Por isso eu gostava de dizer aqui hoje, perante os nossos deputados, perante a nossa comunicação social, que não vamos deixar passar em claro o que tem acontecido”, disse.

“Nós temos um problema com a comunidade cigana em Portugal. Temos de o enfrentar. E já na próxima quarta-feira eu quero deixar claro que pedirei no parlamento, mais uma vez, e de forma consecutiva, o fim da impunidade de comunidade cigana em Portugal. Voltaremos a fazê-lo na quarta-feira, dia em que temos agendada uma declaração política sobre o efeito, quer Augusto Santos Silva [presidente da Assembleia da República] goste, quer Augusto Santos Silva não goste. O que tem acontecido em Portugal não pode continuar”, frisou.

Para André Ventura, trata-se de um problema que preocupa a maioria dos portugueses, mas a que só o partido Chega tem procurado dar expressão.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *