Distrito de Setúbal

Conheça os finalistas das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Setúbal

O Chapéu do Descarregador de Peixe, o Círio de Nossa Senhora de Tróia e a Lenda de Nossa Senhora da Arrábida estão a concurso na eleição nacional das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

A votação por chamada telefónica decorre até ao dia 10 de agosto. A seleção do Chapéu do Descarregador de Peixe é feita através de uma chamada telefónica para o número 760 207 813, já o Círio de Nossa Senhora de Troia é através do número 760 207 814 e a Lenda de Nossa Senhora da Arrábida pelo número 760 207 817.

“O Chapéu do Descarregador de Peixe, nomeado na categoria Artefactos, coloca em destaque nacional este chapéu feito tradicionalmente de camadas de pano de lençol e barrado com óleo de fígado de bacalhau. Circular e pintado de acordo com gostos clubísticos – por isso, abundavam os chapéus verdes, cor do Vitória de Setúbal –, as abas largas protegiam os descarregadores da água salgada e apanhavam os peixes que caíam dos cestos. Deste costume vem a forma única de andar dos descarregadores, conhecidos por correrem aos saltinhos”, explica a nota de imprensa.



“O Círio de Nossa Senhora de Troia, celebração centenária organizada pelos pescadores de Setúbal e que mistura, desde que há memória, a fé ao profano, é outro dos nomeados da lista, na categoria Procissões e Romarias”, adianta o comunicado.

A Lenda de Nossa Senhora da Arrábida, na categoria Lendas e Mitos, “remete para o ano de 1215 o mercador Hildebrant encontrou salvação para o seu navio graças à intervenção de Nossa Senhora da Arrábida. Foi então que nasceu o culto que deu origem a procissões e círios marítimos à Ermida da Memória e ao Convento da Arrábida”, informa o comunicado.

Os resultados das votações nos três elementos do património de Setúbal finalistas do concurso são anunciados num programa em direto na RTP1, no dia 10 de agosto. Com a esta participação, a Câmara Municipal de Setúbal pretende promover e valorizar as tradições culturais e populares do concelho.

Vale recordar que Setúbal tem marcado presença nas várias edições, em 2010, o Portinho da Arrábida foi um dos vencedores das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e a sardinha assada foi eleita uma das 7 Maravilhas da Gastronomia, em 2011.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *