AtualidadeCovid-19Palmela

Conheça o programa de Palmela para o 25 de abril

A Câmara Municipal de Palmela vai assinalar o 25 de abril com várias iniciativas online através do website oficial, do youtube da autarquia e o Facebook Catavento.

O município incentivou ainda a população a aderir, até ao dia 24, ao projeto de construírem cravos para colocar à janela, tendo como ajuda o vídeo que o Serviço Educativo da Divisão de Bibliotecas e Património Cultural preparou.

Destaques do programa

 

Até 24 de abril

Cravos à Janela

Lançamos o desafio às famílias para a construção de cravos, para que os possam colocar à janela. Veja o vídeo que o Serviço Educativo da Divisão de Património Cultural e Bibliotecas preparou e participe nesta homenagem à Liberdade.

Vídeo explicativo da autoria de uma professora da Escola Secundária de Palmela

Ideia original / desenho: Ana Catarina Gualberto

Trabalho gráfico e vídeo: Maria Laura Fidalgo

Edição: Câmara Municipal de Palmela

 

A partir de 24 de abril

25 Imagens / 25 Memórias

Recolha documental de 25 imagens da época, existentes no Arquivo Municipal de Palmela

Consulte em www.cm-palmela.pt, Facebook Catavento e Facebook Arquivo Municipal de Palmela

 

24 de abril | 22h30

Livestream – Concerto “Por Terras do Zeca”

Concerto transmitido em direto e realizado no Cineteatro S. João, em Palmela, sem público, devido à situação atual de estado de emergência.

Este concerto é um tributo à obra de José Afonso, quer como compositor, quer como poeta. Um espetáculo rico, que integrará algumas das suas composições mais conhecidas, como “Verdes são os campos”, “Que amor não me engana”, “Índios da meia praia” e “Venham mais cinco”, que surgem revestidas de novos arranjos, mas também temas originais baseados na sua figura e outras composições menos conhecidas pelo público, como são exemplo “Papuça”, “Lá no Xepangara” e “Ali está o rio”. O espetáculo contará com interpretações em variados formatos, nomeadamente, em dueto, quarteto e a solo, e terá uma duração aproximada de uma hora e vinte minutos. Os arranjos e direção musical são de Davide Zaccaria e as vozes dos cantores Armindo Neves, Filipa Pais, Ivo Barata, João Afonso, João e Maria Anadon.

 

25 de abril

11h00

“Assembleia Municipal – Evocação ao 25 de Abril no Concelho de Palmela”

Sessão Solene da Assembleia Municipal de Palmela

 

Cantemos – Grândola Vila Morena

Associando-nos à Associação 25 de Abril, cantemos a “Grândola, Vila Morena” e o Hino Nacional à janela ou varanda de casa.

Os músicos do concelho interpretam, a partir de suas casas, o tema de José Afonso. Uma união ímpar, em nome da evocação à Liberdade. O resultado será a música tocada e cantada por diferentes instrumentos e vozes, do saxofone à harpa, da gaita-de-foles ao piano e à precursão, e cantada em diferentes formas, desde o lírico ao cante alentejano, passando pelo fado ou pop.

A participação dos artistas será variada e contamos com nomes como os de Ana Pereira, José Negreiros, João Lança, Conceição Silva, Cármen Matos, Diogo Viegas, Manuel Teles, Miguel Madaleno e Marisa Borralho, sem esquecer a participação de associações musicais, da Orquestra Nova de Guitarras e das coletividades centenárias: Conservatório Regional de Palmela, Sociedade Filarmónica Humanitária, Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, Sociedade de Instrução Musical e Sociedade Filarmónica União Agrícola. Afinal, PALMELA É MÚSICA.

 

Cravos à Janela

Apelo para que as janelas fiquem enfeitadas com o símbolo da Liberdade

 

Exposição “A PIDE em Pinhal Novo”

Para que a memória não esmoreça, esta é uma homenagem aos presos políticos de Pinhal Novo, vítimas, ao longo de 48 anos, dos horrores da ditadura fascista, que esmagou os direitos cívicos, sociais e humanos do povo português.

Aceda ao site da Câmara Municipal de Palmela (www.cm-palmela.pt) e reveja a exposição, disponível para consulta digital.

 

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *