PaísSociedade

Conheça as mudanças no novo Cartão do Cidadão previsto ainda para 2023

O novo Cartão do Cidadão que está previsto para o último trimestre deste ano terá um “um design muito apelativo” e estará, “em termos de segurança de qualidade, no pelotão da frente”. Para os cidadãos que ainda têm o Cartão do Cidadão que vigora atualmente, a data manter-se-á até à sua prescrição.

O site do Ministério da Justiça, informa que “passados mais de 15 anos sobre o lançamento do Cartão de Cidadão”, está “em preparação a evolução que permitirá acompanhar as transformações tecnológicas e as necessidades de reforço de segurança”.

Conheça então todas as informações para já conhecidas, assim como as mudanças previstas para o novo Cartão do Cidadão num artigo publicado pelo Notícias ao Minuto.

Os Cartões de Cidadão atuais continuam a ser válidos até à data de validade em cada um deles inscrito. A substituição para estes novos documentos será feita à medida que forem caducando.

O novo documento será sem contacto (contactless), deixando de se necessitar de um leitor de cartões “ainda mais seguro, com novos standards comuns a todos os Estados-membros da União Europeia” e “terá novas funcionalidades digitais, que vão reforçar a sua utilização, com mais conveniência”, refere o Ministério da Justiça. 

Serão introduzidas “alterações na componente física”, como a “adição da bandeira da União Europeia em cor azul com as siglas ‘PT’ em negativo, do nome do documento em inglês com a tradução ‘IdentityCard’, do símbolo de documento eletrónico da ICAO e do código de acesso à componente contactless”.

As alterações dão-se também na “componente eletrónica”, onde “está prevista a disponibilização de acesso à informação gravada no chip através de interface contactless e a adição da imagem das impressões digitais recolhidas de acordo com a especificação da ICAO”.

Por fim, o reforço da “componente de segurança” passará, de acordo com a tutela, pela “revisão do esquema criptográfico dos certificados de autenticação e assinatura presentes no CC”.

O Ministério da Justiça avança também que o novo Cartão do Cidadão “vai ainda permitir que a morada que consta no documento possa ser alterada online” e “sem a necessidade de mudar fisicamente de cartão”.

Em suma, para o cidadão, as alterações mais visíveis são:

Chip de contacto passa para o verso do cartão;

Fotografia aumenta de tamanho e passa para a posição anterior do chip;

Aumento do tamanho da letra dos diferentes textos;

Em consequência do aumento do tamanho da letra, existe igualmente um aumento do número de linhas para o nome e apelido do cidadão, bem como para a filiação, reduzindo o número máximo de caracteres por linha. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *