AtualidadeDistrito de LisboaPaís

Confirmado sexto caso de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral de Saúde anunciou hoje que há seis casos de infeção por coronavírus em Portugal.

O sexto caso é de uma mulher, na casa dos 40 anos, que esteve em Itália e está agora internada numa unidade hospitalar de Lisboa.

O número de casos suspeitos subiu entretanto para 117. Esta tarde, o primeiro-ministro anunciou no Parlamento uma linha de crédito de 100 milhões de euros a empresas.

O Covid-19 já matou mais de 3.000 pessoas no mundo inteiro, num toal de 95.100 infetados. Mais de 50.000 doentes estão em recuperação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) referiu  hoje que a taxa de mortalidade está nos 3,4% e recusa classificar, por enquanto, a disseminação da doença como “pandemia”. No entanto, o primeiro-ministro alemão – onde existem 262 casos confirmados até ao final desta quarta-feira- já utilizou este termo várias vezes em intervenções oficiais.

A China é o país mais afetado, seguindo-se o Irão e a Itália. Neste país europeu já se contabilizam 107 mortos e cerca de 3.100 infetados.

Na Polónia e Hungria foram hoje confirmados os primeiros casos. Nos países nórdicos (Noruega, Suécia e Finlândia), o número de infetados duplicou em 24 horas.

Já na Bélgica, foram diagnosticados dois casos em funcionários das instalações europeias, em Bruxelas.

Dou outro lado do Atlântico, há 6 casos confirmados no México, 2 no Brasil e no Chile e 1 na Argentina. Nos Estados Unidos da América, onde estão confirmados 154 casos, registaram-se hoje mais duas mortes, elevando para 11 o número de óbitos por este tipo de coronavírus.

A DGS reforça a importância da prevenção, para interromper a cadeia de contágio. Para isso, se houver sintomas suspeitos, é aconselhável ligar para a linha Saúde 24 (808 24 24 24) e não recorrer imediatamente ao serviço de urgência, excepto situações que coloquem a vida em risco.

Lavar frequentemente as mãos, moderar a troca de afetos (beijos, abraços ou apertos de mão), proteger boca e nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar são gestos quotidianos que podem ajudar a travar a propagação do vírus.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *