País

Confira todos os feriados e pontes de 2023

Mais um ano, mais uma lista. Desta feita, elencamos todos os feriados deste novo ano que agora começou, assim como os fins-de-semana prolongados e as respectivas pontes.

Em suma, em 2023 haverá 13 feriados obrigatórios, civis e religiosos e um facultativo, o Carnaval, além de cinco fins-de-semana grandes para aproveitar.

Quanto a feriados durante o fim-de-semana, serão mais dois: depois de 1 de Janeiro (domingo de Ano Novo), seguir-se-á 9 de Abril (domingo de Páscoa) e 10 de Junho (sábado, Dia de Portugal). Espreite a lista que se segue.

Janeiro: a primeira semana do ano arrancou a um domingo, pelo que o dia de Ano Novo foi um dos quatro feriados de 2023 que calham durante o fim-de-semana.

Fevereiro: o único feriado do segundo mês do ano é facultativo – terça-feira de Carnaval, que calha a 21 -, sendo que a tolerância de ponto depende do Governo, dos municípios e das empresas. Se por acaso puder gozar deste dia, tem a possibilidade de fazer ponte e aproveitar quatro dias de descanso seguidos.

Abril: no mês quatro há o já habitual fim-de semana prolongado da Páscoa – sexta-feira Santa no dia 7 e a Páscoa no domingo, dia 9. Haverá ainda a hipótese de fazer uma ponte, uma vez que o 25 de Abril calha a uma terça-feira.

Maio: registo para mais um fim-de-semana de três dias, pois o Dia do Trabalhador (dia 1) será a uma segunda-feira.

Junho: o feriado religioso do Corpo de Deus será dia 8 (quinta-feira), havendo assim a possibilidade de se fazer ponte. Por sua vez, o 10 de Junho (Dia de Portugal) calha a um sábado. Pelo contrário, fora das contas gerais estarão os feriados dos Santos Populares em Lisboa e no Porto. Na capital, o Santo António, dia 13, vai celebrar-se a uma terça-feira. No Porto, o São João, dia 24, será um sábado.

Agosto: o Dia da Assunção de Nossa Senhora calha a 15, uma terça-feira, mais uma ocasião para possível ponte.

Outubro: o dia da Implantação da República, 5 de Outubro, permite nova ponte, já que vai calhar a uma quinta-feira.

Novembro: no primeiro dia do mês celebra-se o Dia de Todos os Santos, uma quarta-feira.

Dezembro: no último mês do ano, vai poder contar com três feriados que se traduzem em três fins de semana prolongados. Dia 1, Restauração da Independência, e 8, Dia da Imaculada Conceição, que calham ambos à sexta-feira. Já o Dia de Natal, 25, é uma segunda-feira.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *