Atualidade

Confinamento duplica número de crimes sexuais contra crianças na internet

O número de crimes sexuais contra crianças, com uma maior incidência na pornografia de menores, registou em 2020 396 casos, mais do dobro do que em 2019 com 161 casos. Os crimes online contra menores cresceram 150% no Norte do país.

O aumento, segundo a Polícia Judiciária, em declarações ao JN, está relacionado com o confinamento, deixando um apelo para a monitorização dos jovens pelos pais no acesso às novas tecnologias.

Norberto Martins, diretor da PJ do Porto, adiantou ao JN que “é um fenómeno preocupante. Estamos novamente num período de confinamento. As crianças estão de novo em casa o dia todo e a probabilidade de os jovens serem vítimas deste tipo de criminalidade é maior. Os números indicam exatamente isso”, apontou Norberto Martins em declarações ao JN.

O diretor da PJ do Porto reforça a necessidade da “vigilância parental” que “é fundamental e os jovens têm de perceber que não devem partilhar nada de íntimo”,

Delfim Torres, coordenador de investigação criminal da PJ do Porto, defende também à mesma publicação que “é preciso informar os jovens de que tudo aquilo que eles partilham deixa de ser deles para ser de todos. Tem de haver uma verdadeira monitorização por parte dos pais”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *