Sesimbra

Concurso para concessão do Santuário do Cabo Espichel lançado a 18 de Maio

O concurso para a concessão do Santuário do Cabo Espichel será lançado na próxima terça-feira, dia 18 de maio, às 10 horas, na Igreja do Santuário do Cabo Espichel, numa sessão que contará com a participação do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, e do bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

O Santuário do Cabo é um dos 49 imóveis inscritos no Revive, programa conjunto dos Ministérios das Economia, das Finanças, da Defesa e da Cultura, com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal, que pretende valorizar e recuperar o património devoluto, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do País.

«Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Sesimbra tem feito tudo o que está ao seu alcance para conseguir recuperar o conjunto edificado do Santuário do Cabo Espichel» refere o comunicado da autarquia, que recorda ter estabelecido em 2008 «um acordo com o proprietário dos terrenos na envolvente, que lhe permitiu avançar com as primeiras obras de estabilização do edificado e arranjo dos espaços exteriores, em muitos anos.

Posteriormente, recuperou e restaurou a Casa de Água e em paralelo, desenvolveu vários contactos no sentido de tomar posse da Ala Norte, propriedade do Estado, o que só viria a ser possível através da aquisição do imóvel por 321 mil euros à Direção-Geral do Tesouro e das Finanças.

Mais recentemente, no âmbito de uma candidatura, a autarquia requalificou o aqueduto setecentista e partes do recinto da Casa de Água, e reordenou o estacionamento.

A integração do Santuário no programa Revive é mais um passo nesse sentido, pois permite que o Cabo Espichel entre numa plataforma abrangente, com mais visibilidade perante os possíveis investidores nacionais e estrangeiros e que, para além disso, dá acesso a uma linha de financiamento de 150 milhões de euros para apoio ao investimento privado.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *