AgendaAlmadaAtualidadeCultura

Concertos ‘De Ouvido e Coração’ de homenagem a Zeca Afonso passam por Almada

- publicidade -

Celebrar Abril é sinónimo de celebrar o seu mais icónico cantor: José Afonso (1929-1987), ou Zeca Afonso, como é carinhosamente apelidado.

E as comemorações da Revolução são o pretexto para retomar os concertos de homenagem a José Afonso ‘De Ouvido e Coração’, produzidos pela Musicamera, após um interregno de cinco anos.

Os concertos vão decorrer no dia 23 de Abril em Almada, no Auditório do Convento dos Capuchos, às 16h00; no dia 25 de Abril em Serpa, no Auditório da Musibéria às 18h30 e no dia 29 de Abril, em Santarém, no Centro Cultural Regional, às 21h30.

Desde 2011 que o autor de ‘Grândola, Vila Morena’ tem sido homenageado nesta série de concertos ‘De Ouvido e Coração’.

Nos dias 23, 25 e 29 de Abril, em Almada, Serpa e Santarém respectivamente, Amílcar Vasques Dias e Luís Pacheco Cunha reinterpretam temas do célebre cantor da resistência numa perspectiva erudita, acompanhados pela soprano lírica Natasa Sibalic, o tenor Carlos Guilherme e a cantora Esther Merino.

O programa inclui doze canções originais interpretadas em formato erudito e demonstra não só a genialidade de Zeca Afonso como a transversalidade dos seus temas, que, segundo Luís Pacheco Cunha, director da Musicamera, recebem “novas virtualidades e roupagens” dadas pelos músicos clássicos.

Amílcar Vasques Dias, um dos criadores do programa ‘De Ouvido e Coração’, conheceu e acompanha, desde 1975, o trabalho de Zeca Afonso, tendo, desde esse mesmo ano, começado a editar as partituras originais do cantor e compositor para diversas orquestras.

A primeira experiência de reinterpretação dos temas começou em Amesterdão, com a orquestra de sopros, piano e contrabaixo De Volharding que, quase cinquenta anos depois, continua a tocar algumas das canções de José Afonso.

Em Almada a entrada é gratuita, por ordem de chegada, até à lotação da sala.

Segue-se concerto no Auditório da Musibéria, em Serpa, no dia 25 de Abril às 18h30, com entrada livre mediante reserva feita através do email musiberia.serpa@gmail.com

Dia 29, o concerto acontece no Centro de Cultura de Santarém – Fórum Actor Mário Viegas, às 21h30. Os bilhetes têm o custo de 5€ e devem ser adquiridos através de email para centro.cultural.regional.santarem@gmail.com

‘De Ouvido e Coração’ segue depois para o estúdio da Musibéria, em Serpa. Até ao final de 2022, está prevista a edição em CD das gravações destas novas roupagens para o repertório de Zeca Afonso.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *