Distrito de SetúbalDistritos

Concelhos de Almada, Seixal e Setúbal com maior concentração de empresas no distrito

A constituição de empresas no distrito de Setúbal aumentou 23% no distrito de Setúbal, durante o ano de 2022, «refletindo um ambiente propício ao empreendedorismo» refere um comunicado da Iberinform, filial da Crédito y Caución.

Neste levantamento, é indicado ainda que «as dissoluções de empresas diminuíram 9% e as insolvências apresentaram uma variação nula em relação ao ano anterior, indicando uma maior estabilidade nos negócios existentes».

O distrito, composto por treze concelhos, representa 7% do total das empresas portuguesas que apresentaram as suas contas, e com um quadro de grande diversidade empresarial.

Os concelhos de Almada, Seixal e Setúbal detêm a maior concentração de empresas, com 24%, 18% e 15%, respetivamente, seguindo-se Palmela (8%), Montijo (7%) e Barreiro (6%). Os restantes concelhos representam 22% do total.

 O tecido empresarial é predominantemente composto por microempresas, que representam cerca de 90% do total das empresas de Setúbal, e representando 11% da faturação total.

As empresas de média dimensão são aproximadamente 1%, embora apresentem um volume de negócios de 13% do valor total do distrito.

Por sua vez, as grandes empresas, que representam menos de 1% do total do tecido empresarial de Setúbal, têm um impacto considerável na faturação, sendo responsáveis por 58% do total.

Das empresas com actividade no distrito de Setúbal, 43% actua no setor de serviços, que contabilizam apenas 10% do volume total de negócios do distrito. É o sector da indústria, que apesar de representar apenas 10% do total de empresas de Setúbal, lidera em volume de negócios, com 38% do total.

Os setores denominados como ‘Outros’ (28%), totalizam 37% da faturação global.

As empresas constituídas nos últimos cinco anos representam 42% do total de empresas de Setúbal e faturam apenas 10% do volume total de negócios.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *