AtualidadeMobilidadePalmela

Concelho de Palmela, alternativo e sustentável

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2021, entre os dias 16 a 22 de setembro, estão a decorrer diversas iniciativas no concelho, com carácter alternativo e sustentável.

Este ano o tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”, tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para o impacto que as opções individuais de mobilidade têm na comunidade, ao nível do ambiente, da saúde e da economia.

Mapa Metro Minuto de Pinhal Novo incentiva mobilidade sustentável

Durante estes dias, o Município está a disponibilizar o Mapa Metro Minuto de Pinhal Novo, orientativo para a deslocação pedonal na vila.

Semelhante a uma rede de metropolitano, apresenta os principais pontos da localidade com indicação dos tempos de deslocação a caminhar, para o incentivo da mobilidade  nos trajetos diários dos munícipes.

No mapa, estão representados os pontos de interesse ou serviços que constituem destinos habituais da população, com os tempos indicados como referência, obtidos através de uma velocidade média de deslocação pedonal de 5 quilómetros/hora.

Promover uma mobilidade mais sustentável, numa localidade com uma escala perfeita para caminhar e contribuir para a sustentabilidade ambiental, atividade física saudável, redução do tráfego rodoviário e dinamização do comércio local são os principais objetivos do Mapa Metro Minuto de Pinhal Novo. Outra ideia passa também por incentivar as pessoas a reduzirem a utilização dos veículos particulares ao estritamente necessário, evitando-se assim, o congestionamento de trânsito e a ocupação do espaço público com estacionamento indevido.



 

“Um dia com o comboio” a 20 de setembro

No âmbito das Semana Europeia da Mobilidade, realiza-se a 20 de setembro, a iniciativa “Um dia com o comboio”. Uma ação que se integra no Ano Europeu do Transporte Ferroviário, e que consiste na divulgação e sensibilização da população em geral, para as vantagens da utilização da ferrovia no transporte de passageiros, mas também de mercadorias.

Para este dia, está programada uma oferta especial de apenas um euro para viagens de ida e volta. A campanha com a oferta de bilhete a preço reduzido estará disponível na CP – Comboios de Portugal, nos comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra e na Fertagus em toda a linha.

 

Saiba mais em https://www.cp.pt/passageiros/pt/descontos-vantagens/em-destaque/dia-comboio e em www.cm-palmela.pt.




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *