PaísSeixal

COMUNIDADE CIGANA – Programa para integração com financiamento de 93.000 euros

Seixal, Figueira da Foz, Torres Vedras, Moura, Beja, Barcelos e Elvas, foram os concelhos em que pessoas da comunidade cigana estiveram envolvidas na criação de grupos ativos no programa ROMED.

O ROMED – Governação Democrática e Participação Comunitária Através da Mediação (2013 – 2018) foi uma iniciativa do Conselho da Europa a partir do Programa Europeu de Formação de Mediadores (2011-2013).

A nova versão deste programa, dirigido a mediadores provenientes das comunidades ciganas, tem um financiamento de 93.000 euros para 2019-2020, a cargo da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.

A iniciativa, hoje apresentada em Lisboa, envolve também o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a cooperação do Conselho da Europa e visa reforçar a participação das pessoas ciganas na tomada de decisões locais.

A nova edição fica marcada pela assinatura de uma carta de compromisso pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e a Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas.

Serão prosseguidas estratégias locais de integração das comunidades ciganas, através de mediação, mas é também proposta a criação de novos grupos em municípios que precisem deste tipo de intervenção.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *