Cultura

Compositor português João Godinho venceu o Prémio ‘Compositor Europeu’

João Godinho venceu o Prémio Compositor Europeu, anunciado em Berlim, durante o Festival internacional Young Euro Classic, sendo distinguido com o «European Composer Award», pela composição «Alcance» (Reach), estreada em Berlim, no dia 26 de julho, no âmbito do Festival, pela Jovem Orquestra Portuguesa, com músicos do projeto inclusivo Notas de Contacto.

João Godinho, nascido em 1976, estudou piano na Escola de Música do Conservatório Nacional, tem o Curso de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa, e o nome associado a projetos como a Big Band Júnior e a Lisbon Jazz Summer School.

Foi assessor de programação do Centro Cultural de Belém, realizou programas para a Antena 2, como “Que Música É Esta” e “Fora de Formato”, e tem vindo a compor, de modo regular, desde meados dos anos 2000.

O projecto inclusivo Notas de Contacto é desenvolvido há cerca de uma década pela Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) e a ‘sua’ Jovem Orquestra Portuguesa com a CerciOeiras (Cooperativa Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade), usando a música como ferramenta para trabalhar com pessoas com deficiência, num total de cinco os utentes da CerciOeiras e três professores que estiveram em palco com a JOP, em Berlim.

O Gestival Young Euro Classic é considerado a mais importante plataforma de divulgação de jovens orquestras e talentos da área da música clássica. Pelo certame passam orquestras de todo o mundo, da China à Rússia, passando pelos Estados Unidos. A JOP esteve presente pela terceira vez.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *