Atualidade

Comissão Técnica Independente apresenta análise sobre localização do futuro aeroporto de Lisboa

A Comissão Técnica Independente (CTI) apresenta esta terça-feira a análise das nove opções estratégicas estudadas no último ano.

A apresentação terá lugar ao início da tarde nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na 3.ª Conferência da CTI.

No entanto a versão final só será conhecida no início de 2024, uma vez que este é o relatório preliminar, que a partir de hoje entra em consulta pública durante 30 dias, e só depois será elaborado o documento final.

Será a partir deste que o Governo que for eleito após as eleições legislativas marcadas para Março, irá fazer a avaliação e tomar a decisão sobre a localização.

A análise que será hoje apresentada resulta das conclusões do trabalho desenvolvido ao longo do último ano pelo grupo liderado por Maria do Rosário Partidário, que avaliou as nove opções estratégicas mais bem qualificadas para o futuro aeroporto da região de Lisboa.

E estas ‘opções mais bem qualificadas’ são as cincos iniciais presentes na Resolução do Conselho de Ministros (Montijo+Portela, Portela+Montijo, Campo de Tiro de Alcochete, Portela+Santarém e Santarém).

A estas a CTI acresce mais quatro (CT de Alcochete+Portela, Portela+Vendas Novas, Vendas Novas e Rio Frio+Poceirão).

O quadro de avaliação teve em conta elementos como: a segurança aeronáutica, a acessibilidade e território, a saúde humana e viabilidade ambiental, a conectividade e desenvolvimento económico, e o investimento público e modelo de financiamento.

Os trabalhos desenvolvidos pela CTI custaram 2,5 milhões de euros, adianta o jornal ‘Dinheiro Vivo’, cuja gestão ficou à responsabilidade do LNEC.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *