AtualidadePaísReligiãoSociedade

Comissão que investigará abusos sexuais na Igreja apresenta hoje plano de trabalho

A Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja Católica em Portugal vai apresentar hoje, em Lisboa, o plano de trabalho que orientará o seu trabalho até ao fim do ano.


O pedopsiquiatra Pedro Strecht, coordenador da Comissão, segundo o Jornal O Minho, diz que “a equipa não vai fazer investigação de natureza criminal, ao mesmo tempo que realçou a vontade da Igreja de saber a verdade.”


De acordo com Pedro Strecht , citado pelo mesmo jornal, o trabalho desta comissão independente vai decorrer ao longo deste ano, num espaço físico “descaracterizado” e “autónomo” da Igreja, estando prevista a apresentação de um relatório em dezembro.


O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, o bispo José Ornelas, afirmou recentemente que se deve dar importância a “um caminho de verdade, sem preconceitos nem encobrimentos”.


A conferência de imprensa, marcada para o final da tarde desta segunda-feira na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa),vai também ter presentes os restantes membros do grupo de trabalho.


Os bispos portugueses anunciaram no dia 11 de novembro, em Fátima, a criação de “uma comissão nacional” para reforçar o atendimento dos casos de alegados abusos sexuais e o seu acompanhamento a nível civil e canónico.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *