AtualidadeDistrito de SetúbalGrândola

Comissão de Utentes de Grândola alerta para falta de médicos  e prepara abaixo-assinado

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Grândola realizou uma Sessão de Esclarecimento à qual assistiram mais de cinco dezenas de utentes da Extensão de Saúde de Canal Caveira (Grândola), no dia 8 de Dezembro, onde esteve também o presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e autarcas da região.

Na iniciativa foram abordados temas como a falta de médicos na Unidade de Saúde de Grândola, uma situação que ocorre há mais de três meses.

«Estas instalações foram reabertas em 2016, com a periodicidade de que o Médico deveria deslocar-se no mínimo uma vez por semana. Também nunca teve Enfermeiro, o que os Utentes consideram inadmissível devido a diversas situações de rastreio que deveria existir» refere a Comissão em comunicado.

Outras das queixas dos utentes passam pelo facto de os tempos de espera para consultas e cirurgias no Hospital do Litoral Alentejano (HLA) chegar aos 300 dias; a existência apenas de um Médico Cardiologista para 100.000 Utentes, bem como 1 Médico Urologista para toda a Região no HLA; a contratação de médicos para o Serviço de Urgência Geral do HLA ser feita através de empresas de trabalho temporário e que a Urgência Pediátrica do HLA seja assegurada por Médicos não especialistas.

A isto acresce a falta de cerca de cem enfermeiros em toda a Unidade Local de Saúde, além de existirem camas encerradas nos Serviços dos Cuidados Intensivos, Serviço de Cirurgia e Serviço de Ortopedia do HLA.

Os utentes exigem a colocação de uma equipa de saúde na respectiva Unidade de Saúde com Médico, Enfermeiro e Administrativo com a periodicidade de uma vez por semana.

Na sessão foi ainda aprovada, por unanimidade, a criação de um abaixo-assinado, para que seja colocado uma equipa de saúde com uma periodicidade regular, que será posteriormente entregue ao Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, ao Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde e ao futuro Governo, bem como ao futuro Ministro da Saúde.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *