BarreiroDistritoDistrito Setúbal

Comissão de Utentes avança com protesto contra supressão de carreiras na Soflusa

publicidade

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro (CUSPAS) anunciou que vai fazer na sexta-feira uma ação de protesto contra a situação na Soflusa, responsável pela ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa, que tem suprimido carreiras.

«No sentido de exigir mais respeito pelos utentes e por uma resolução urgente destes alegados constrangimentos, a Comissão de Utentes convoca uma tribuna/concentração de protesto a realizar na próxima sexta-feira, 17 de Maio, entre as 17h00 e as 19h00, junto do terminal fluvial da Soflusa, na estação do Sul e Sueste em Lisboa», informou a comissão em comunicado.

A Soflusa anunciou na terça-feira não conseguir prever quando vai repor as ligações fluviais entre Barreiro e Lisboa, que começaram a ser suprimidas desde sexta-feira devido à falta de mestres, «dada a escassez de tripulantes habilitados a exercer a função de mestre, ainda que existam esforços da empresa e um diálogo permanente com a comissão de trabalhadores e sindicatos, não pode prever a reposição da normalidade operacional».

A Comissão de Utentes considera que a situação na Soflusa é de «completo caos com graves consequências para os utentes», salientando a necessidade de serem tomadas medidas de emergência.

«A CUSPAS responsabiliza o conselho de administração da Soflusa pelas eventuais consequências que decorram deste quadro de desrespeito pelos utentes. Esta situação, conforme as comissões de utentes têm vindo a alertar, decorre da total ausência de investimentos na renovação da frota e da não contratação de pessoal, sobretudo ao nível da navegação» refere o comunicado.

Frederico Pereira, do Sindicato da Marinha Mercante, afeto à Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), afirmou à Lusa que os sindicatos estiveram numa reunião com o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, que anunciou a contratação de seis marinheiros.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui