Montijo

Comemorações do 35.º Aniversário da Cidade do Montijo

Montijo assinala o seu 35.º aniversário de elevação a cidade, no dia 14 de agosto, a partir das 17h00, com duas inaugurações: a ciclovia Montijo-Pinhal Novo e a exposição “Através da Pele”.

A vila do Montijo foi elevada a cidade no dia 14 de agosto de 1985, através da Lei n.º 32/85.

Às 17h00, no Largo da Estação, será inaugurada a ciclovia Montijo-Pinhal Novo, construída na antiga linha de caminho-de-ferro, uma intervenção de alcance intermunicipal executada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, entre os concelhos de Montijo e de Palmela.

O projecto foi decorrente de uma candidatura municipal ao POR Lisboa 2020 e representa um investimento no valor global de 726 mil 289 euros com financiamento FEDER (50 por cento) de 363 mil 144 euros.

Denominado de Montijo Ciclável, trata-se de uma via destinada à utilização de ciclistas e, também, de peões, procurando promover a mobilidade quotidiana sustentável, com repercussão na proteção do ambiente e, consequentemente, na qualidade de vida das populações.

De seguida, às 18h00, na Galeria Municipal do Montijo terá lugar a inauguração* da exposição “Através da Pele”, o artista plástico italiano, Tony Cassanelli. O momento vai contar com a atuação do fadista montijense, Tiago Correia.

O artista propõe uma exposição que nos convida a uma reflexão, como o título indica, sobre a pele, que diz, o autor, “ser o corpo da alma”. Pretende o autor, uma exposição imersiva, muito ao sabor desta nova “normalidade” que vivemos hoje, uma exposição que oferece momentos reflexivos, de introspeção pessoal, convidando as pessoas a “penetrar” no espaço que as rodeia.

Tony Cassanelli nasceu em Bari, Itália, em 1979. Já recebeu vários prémios, participa em diversas exposições coletivas e individuais, a sua obra está presente em coleções particulares em Itália, Suíça, Noruega, Estados Unidos e Portugal. Depois de percorrer o Mundo decidiu fixar-se em Portugal, mais precisamente no Montijo onde está a construir a sua casa e o seu ateliê.

*Durante o evento e no cumprimento das recomendações da DGS é obrigatório o uso de máscara e o respeito pelo distanciamento social.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *