Palmela

Começaram ‘os seis dias mais festivos e as noites mais longas de Palmela’

A tradicional Festa das Vindimas 2019 iniciou-se hoje em Palmela, com a cerimónia de inauguração oficial e a presença de várias entidades, além do simbólico corte do cacho de uva, que dá assim início à Festa que decorre até 3 de Setembro.

Ontem teve lugar a eleição de Diana Sousa como da Rainha das Vindimas, outro momento alto da Festa, ou como dizem os palmelenses ‘Rainha coroada, Festa começada’.

Antes dos discursos, actuação dos Funparra e da soprano Isabel Biu e do tenor Bruno Almeida, no largo dos Paços do Concelho, que o Diário do Distrito transmitiu em directo.

As boas-vindas foram dadas por Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, que destacou “o momento diferente da Vila de Palmela, recheado de história e simbolismo e de forte expectativa e entusiasmo que estou certo todos partilham comigo.

Aguardam-nos os seis dias mais festivos e as noites mais longas do ano em Palmela e estamos mais do que prontos para dar início à Festa, encontrar amigos e família, provar do melhor vinho e gastronomia e apreciar os espectáculos e iniciativas únicas, como o majestoso cortejo ou a pisa da uva e bênção do mosto, para fechar este Verão da melhor maneira.”

Para o edil “a Festa das Vindimas é incomparável a nível nacional e insubstituível nesta vertente identitária, celebrando a ligação de Palmela ao trabalho e aos ciclos da terra e
a Natureza que tanto deu a esta terra. É mais do que merecida a homenagem a quem tem aproveitado essa generosidade e tem transformado os seus produtos, gente que cria emprego e gera riqueza” e relembrou “a nova geração de produtores e enólogos com ideias arrojadas e preocupações ambientais e aptidões de marketing que a todos têm surpreendido”, assim como os vários prémios e distinções que o concelho recebeu nos últimos anos.

As críticas de Álvaro Amaro foram para “a discriminação negativa da península de Setúbal e em particular das nossas freguesias de Poceirão e Marateca, face a territórios vizinhos, e Palmela merece mais, um olhar mais apurado e um estatuto especial”.

Na cerimónia estiveram presentes os presidentes e representantes das Juntas de Freguesia do concelho, da Assembleia Municipal de Palmela, vereadores, presidentes elementos da Comissão de Festas, elemento da missão diplomática da Palestina, conselheiros das embaixadas de Cabo Verde e Cuba, o padre da Paróquia de Palmela, Comandante do Destacamento da GNR de Palmela e Comandante dos Bombeiros de Palmela, entre outros.

O Diário do Distrito sabe também que na próxima terça-feira, Palmela e a Festa das Vindimas serão visitadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *