Parceiros
AtualidadeEconomia

Combustíveis | Subida de preços, descida de impostos

- publicidade -

As segundas-feiras já passaram a ser temidas por todos os que utilizam viaturas movidas a gasolina ou gasóleo. Desde o início de 2022 que os preços ainda não pararam de subir e não há limites à vista, antes agravando-se o aumento semanal.

Na próxima semana, o ISP do gasóleo e da gasolina vai reduzir-se em 2,4 e 1,7 cêntimos, respetivamente, anulando o acréscimo da receita do IVA com o aumento do preço dos combustíveis previsto para a próxima semana.

Mas por outro lado, a subida do preço destes dois combustíveis vai continuar e a partir da tão temida segunda-feira, quando for abastecer o seu carro, vai pagar em média 2,010 por litro de gasolina simples 95 e 1,948 por litro de gasóleo simples, isto já tendo em conta os novos descontos anunciados.

O gasóleo estará 16 cêntimos mais caro e a gasolina 11 cêntimos, avançou esta sexta-feira o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Os aumentos serão ligeiramente atenuados com a redução temporária do Impostos Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) à boleia da devolução da receita adicional do IVA decorrente da escala dos preços dos combustíveis, assim, os aumentos serão, na realidade de 13 e nove cêntimos, respetivamente.

Os aumentos de 11 cêntimos para a gasolina e de 16 cêntimos para gasóleo significa que o preço por litro de gasolina simples 95 passará a ser de 2,027 euros e o de gasóleo simples será de 1,972 euros no início da próxima semana, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia.

Estes valores podem, no entanto, ainda sofrer um ligeiro ajustamento para incorporar o fecho das cotações do brent desta sexta-feira.

O barril tem sofrido uma grande volatilidade estando agora a subir 2,37%, e oscilando entre ps 111,67 e os 111,73.


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário