Combustíveis | Subida de preços, descida de impostos

As segundas-feiras já passaram a ser temidas por todos os que utilizam viaturas movidas a gasolina ou gasóleo. Desde o início de 2022 que os preços ainda não pararam de subir e não há limites à vista, antes agravando-se o aumento semanal.
Na próxima semana, o ISP do gasóleo e da gasolina vai reduzir-se em 2,4 e 1,7 cêntimos, respetivamente, anulando o acréscimo da receita do IVA com o aumento do preço dos combustíveis previsto para a próxima semana.
Mas por outro lado, a subida do preço destes dois combustíveis vai continuar e a partir da tão temida segunda-feira, quando for abastecer o seu carro, vai pagar em média 2,010 por litro de gasolina simples 95 e 1,948 por litro de gasóleo simples, isto já tendo em conta os novos descontos anunciados.
O gasóleo estará 16 cêntimos mais caro e a gasolina 11 cêntimos, avançou esta sexta-feira o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Os aumentos serão ligeiramente atenuados com a redução temporária do Impostos Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) à boleia da devolução da receita adicional do IVA decorrente da escala dos preços dos combustíveis, assim, os aumentos serão, na realidade de 13 e nove cêntimos, respetivamente.
Os aumentos de 11 cêntimos para a gasolina e de 16 cêntimos para gasóleo significa que o preço por litro de gasolina simples 95 passará a ser de 2,027 euros e o de gasóleo simples será de 1,972 euros no início da próxima semana, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia.
Estes valores podem, no entanto, ainda sofrer um ligeiro ajustamento para incorporar o fecho das cotações do brent desta sexta-feira.
O barril tem sofrido uma grande volatilidade estando agora a subir 2,37%, e oscilando entre ps 111,67 e os 111,73.
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito