País

COMBUSTÍVEIS – Maior descida acontece na próxima semana

Se o Ano Novo trás consigo o já habitual aumento de preços, desta vez há uma boa novidade, porque o preço dos combustíveis vai descer na próxima semana, não apenas pelo preço da matéria-prima mas também devido à descida dos impostos.

A informação é prestada pelo Jornal Económico, que explica que esta redução pode chegar aos cinco cêntimos, e levar o preço da gasolina para mínimos de mais de dois anos, desde Março de 2016.

O preço da gasolina poderá descer até cinco cêntimos por litro a partir de dia 1 de janeiro, dos quais dois cêntimos resultam da descida semanal e os outros três da quebra no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e energéticos (ISP). Tendo em conta que sobre o ISP recai ainda o IVA, há margem para uma descida de 3,7 cêntimos no valor a pagar pelos consumidores.

O gasóleo irá, igualmente, diminuir dois cêntimos por litro, mas não irá beneficiar da mesma redução na taxa.

Contudo, entra também em vigor a 1 de janeiro um agravamento da Taxa de Carbono que deverá ditar um aumento de cerca de um cêntimo por litro tanto na gasolina como no gasóleo, atenuando a descida na primeira.

O valor pago pelos consumidores em Portugal pelos combustíveis está em queda há 12 semanas. Desde 8 de outubro, o litro de gasolina já ficou 17 cêntimos mais barato e o de gasóleo 13 cêntimos, segundo escreve o semanário.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *