Nacional

COMBUSTÍVEIS – Maior descida acontece na próxima semana

- publicidade -

Se o Ano Novo trás consigo o já habitual aumento de preços, desta vez há uma boa novidade, porque o preço dos combustíveis vai descer na próxima semana, não apenas pelo preço da matéria-prima mas também devido à descida dos impostos.

A informação é prestada pelo Jornal Económico, que explica que esta redução pode chegar aos cinco cêntimos, e levar o preço da gasolina para mínimos de mais de dois anos, desde Março de 2016.

tarot terapêutico

O preço da gasolina poderá descer até cinco cêntimos por litro a partir de dia 1 de janeiro, dos quais dois cêntimos resultam da descida semanal e os outros três da quebra no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e energéticos (ISP). Tendo em conta que sobre o ISP recai ainda o IVA, há margem para uma descida de 3,7 cêntimos no valor a pagar pelos consumidores.

O gasóleo irá, igualmente, diminuir dois cêntimos por litro, mas não irá beneficiar da mesma redução na taxa.

Contudo, entra também em vigor a 1 de janeiro um agravamento da Taxa de Carbono que deverá ditar um aumento de cerca de um cêntimo por litro tanto na gasolina como no gasóleo, atenuando a descida na primeira.

O valor pago pelos consumidores em Portugal pelos combustíveis está em queda há 12 semanas. Desde 8 de outubro, o litro de gasolina já ficou 17 cêntimos mais barato e o de gasóleo 13 cêntimos, segundo escreve o semanário.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui