Política

Coligação política cria ‘AD – Alternativa Democrática’

A Alternativa Democrática foi formalmente constituída e reúne estes partidos políticos e movimentos de cidadãos: RIR/ PDR / Nós Cidadãos e os movimentos Democracia 21 / Movimento Mais Cidadãos Independentes.

Segundo o comunicado enviado ao Diário do Distrito por esta coligação «Portugal atravessa um tempo e dificuldades extraordinárias. A uma epidemia global e a uma grave crise económica, junta-se uma crise de confiança política e institucional sem precedentes.

Os obstáculos com que os partidos sem representação parlamentar e movimentos políticos se debatem – do tempo de antena reduzido ou nulo até à fraca capacidade económica na realização das campanhas eleitorais face aos grandes partidos –, agudizaram-se neste cenário.

Já os chamados “partidos do poder”, que têm assento na Assembleia da República e têm governado Portugal nos últimos 46 anos, tentam reduzir cada vez mais a possibilidade dos restantes partidos e até dos cidadãos de se fazerem ouvir, pelo que é necessário denunciar a falta de cidadania que existe em Portugal.»

O comunicado relembra ainda que «o PS e PSD aprovaram um Decreto-Lei na Assembleia da República, publicado em Agosto, que tenta aniquilar o direito aos GCE (Grupos de Cidadãos Eleitores) de apresentarem uma candidatura às eleições autárquicas» e acusam a estes partidos de «tentar calar aqueles que não são um grupo parlamentar, tal é a necessidade de manterem o poder e o status quo que existe há mais de 4 décadas».

Perante este cenário «os partidos e movimentos que acreditam que o poder de decisão e de verdadeiro escrutínio tem de voltar para “as mãos” dos cidadãos, reuniram-se ao longo dos últimos meses para discutir qual a forma de tornar isso possível».

Assim explicam que «na reunião realizada hoje, dia 5 de Outubro, ficou selado o projecto de coligação “AD – Alternativa Democrática” entre os partidos e movimentos políticos», que se irá apresentar às próximas eleições autárquicas em 2021.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *