Distrito de Setúbal

Coisas grátis para fazer este fim-de-semana em Setúbal e arredores

Aí está mais um fim-de-semana e tanta coisa para fazer. Se por acaso é dos que têm algum tempo livre e não sabe o que fazer com ele, deixamos aqui algumas sugestões de actividades que vão ter lugar este fim-de-semana em Setúbal e arredores.

Do cinema ao teatro, da literatura ao desporto, da música às artes plásticas, há de tudo um pouco e para todos os gostos e idades. Não se perca e tome nota das melhores propostas. A boa notícia é que são todas grátis.

Claro que pode sempre optar por um passeio ao ar livre, por exemplo, pela Serra da Arrábida, até porque domingo realiza-se a Clássica da Arrábida, prova de ciclismo com um percurso de 182 quilómetros que começa no Largo de São João em Palmela e termina pelas 16h30 no Castelo de Sesimbra.

Sexta-feira, 17 Março
21h30 – Casa da Cultura – “Tertúlia Aja”. Tertúlia dinamizada pelo investigador João Carlos Calixto, autor do livro “Canta, amigo, canta – nova canção portuguesa (1960 – 1974)”.

Sábado, 18 Março
9h00 – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal – “Habitar a terra”. Mostra fotográfica com trabalhos de Carlos Almeida, Joana Bom e Rosa Nunes.

9h00 – Casa da Baía – “Olhares sobre a igreja de nossa senhora da anunciada”. Mostra colectiva de artes plásticas no âmbito da comemoração do 470.º aniversário da fundação da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada.

9h00 – Casa do Largo – “Mordaça: humor em contextos autoritários”. Exposição do festival EngraSado e da rubrica mensal Art’Jovem.

9h00 – Centro de Cidadania Activa – “O universo do livros cartoneros”. Exposição itinerante.

10h00 – Casa da Cultura – “O som das imagens”. Mostra de fotografia de Maria João Cerol.

10h00 – Cais 3 – Nave 2 do Porto de Setúbal. “Hospital dos Pequeninos”. Iniciativa para crianças dos três aos sete anos que, acompanhadas de brinquedos com as mais variadas queixas, dá a conhecer diferentes valências hospitalares.

10h00 – Serra da Arrábida – Alambre – “À descoberta da flora da Arrábida”. Percurso interpretativo que dá a conhecer algumas espécies de plantas características e a importância da conservação da biodiversidade.

10h00 – Forte de Albarquel – “Percussão corporal”. Workshop que faz a ligação da percussão corporal a diferentes estilos de música, como samba, afro e tradicional portuguesa, para participantes dos oito aos 16 anos.

10h00 – Casa da Cultura – “Lucis – A lenta construção da paisagem”. Mostra de Domingos Rego.

10h00 – Museu de Setúbal/Convento de Jesus – “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras”. Mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal.

10h30 – Casa do Largo – “Aniversário FCE”. Sessão comemorativa de um ano do programa Formação, Capacitação e Empregabilidade.

14h00 – Biblioteca Municipal – “Natália Correia”. Mostra bibliográfica do ciclo Autor do Mês.

14h00 – Biblioteca de Azeitão – “Do lixo ao luxo”. Mostra de Bela Filipe, com transformações criativas de lixo em luxo.

14h00 – Museu do Trabalho Michel Giacometti – “Symbiosis”. Instalação e pintura de Antonieta Martinho sobre o tema da sustentabilidade.

14h00 – Casa das Imagens Lauro António – “Histórias de mulheres”. Exposição documental, fotográfica e de objectos que celebra os 40 anos de “Histórias de Mulheres”, conjunto de quatro filmes realizados por Lauro António.

14h30 – Polo Social e Cultural da Freguesia do Sado – “Feira da Primavera”. Artesanato, música ao vivo, doçaria, tasquinhas gastronómicas e actividades para os miúdos celebram a chegada da primavera na freguesia do Sado.

15h00 – Casa Bocage – “Na cabeça de uma mulher”. Conjunto de esculturas de Maria José Sousa que expressa indignação, denuncia uma atitude de indiferença e afirma-se perante o inconformismo da desigualdade da condição humana, em particular da invisibilidade feminina.

15h00 – Biblioteca de Azeitão – “Escrita Poética”. Encontro que desafia os participantes a escreverem uma poesia no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia e do Dia Internacional da Mulher, com a presença da escritora azeitonense Albina Bartolomeu.

15h00 – Biblioteca Municipal – “Podes ser quem quiseres”. Lançamento do recurso pedagógico elaborado pelas turmas do 4.º ano das escolas básicas do Viso e do Casal das Figueiras, inspirado no livro “Todos Fazemos Tudo” de Margarida Matoso.

16h00 – Clube Recreativo Palhavã – “A nossa Alice”. Peça de teatro infantil pelo Grupo de Teatro Puzzle da APPACDM de Setúbal, baseada no conto “Alice no País das Maravilhas”.

17h00 – Biblioteca Municipal – “A casa da poesia convida”. Francisco Borba, engenheiro agrónomo e autor de vários livros.

19h00 – Centro de Cidadania Activa – “Concerto talento juvenil”. Espectáculo que junta jovens talentos com projectos musicais diversos.

21h30 – Inatel – “Mãe”. Espectáculo de stand-up comedy com o humorista João Pinto.

21h30 – Grupo Desportivo Setubalense Os 13 – “Chupa que é cana doce”. Espectáculo que conta a história de uma família que se apresenta ao público em versão de reality show. Texto de Bruno Frazão e encenação de João Praia.

Domingo, 19 Março
9h00 – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal – “Habitar a terra”. Mostra fotográfica com trabalhos de Carlos Almeida, Joana Bom e Rosa Nunes.

9h – Casa do Largo – “Mordaça: humor em contextos autoritários”. Exposição do festival EngraSado e da rubrica mensal Art’Jovem.

10h00 – Casa da Cultura – “O som das imagens”. Mostra de fotografia de Maria João Cerol.

10h00 – Cais 3 – Nave 2 do Porto de Setúbal – “Hospital dos Pequeninos”. Iniciativa para crianças dos três aos sete anos que, acompanhadas de brinquedos com as mais variadas queixas, dá a conhecer diferentes valências hospitalares.

10h00 – Casa da Cultura – “Lucis – A lenta construção da paisagem”. Mostra de Domingos Rego.

12h00 – Clássica da Arrábida – Organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e pelos municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal e inscrita no calendário da União Ciclista Internacional, a prova tem um percurso de 182 quilómetros que começa no Largo de São João em Palmela e termina pelas 16h30 no Castelo de Sesimbra.

14h00 – Museu do Trabalho Michel Giacometti – “Symbiosis”. Instalação e pintura de Antonieta Martinho sobre o tema da sustentabilidade.

14h30 – Polo Social e Cultural da Freguesia do Sado – “Feira da Primavera”. Artesanato, música ao vivo, doçaria, tasquinhas gastronómicas e actividades para os miúdos celebram a chegada da primavera na freguesia do Sado.

15h00 – Museu de Setúbal/Convento de Jesus – “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras”. Mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *