AgendaDistrito de CoimbraGastronomia

Coimbra recebe XII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea   

A cidade de Coimbra vai voltar a receber a já tradicional Mostra de Doçaria Conventual, na sua 12.ª edição, após três anos sem possibilidade de realização devido à pandemia de covid19.

A XII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra regressa num formato e programação renovados e inovadores que cruzam a tradição com a contemporaneidade, no fim de semana de 4 e 5 de março, no Convento São Francisco e na Capela da Ordem Terceira.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC) e com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), e vai estar de portas abertas no sábado, das 14h00 às 22h00, e no domingo, das 10h00 às 19h00.

Com este evento, a autarquia, em articulação com os demais parceiros, pretende dar continuidade ao trabalho de salvaguarda e de preservação do património alimentar doceiro e, em paralelo, estimular o desenvolvimento da inovação e o conhecimento desta arte de saber-fazer.

A edição deste ano conta com a participação de 37 expositores doceiros, com destaque para a presença de um expositor internacional de Santiago de Compostela, cidade geminada com Coimbra.

O mote do certame é a herança doceira, legado de congregações religiosas dos três conventos de Coimbra – Celas, Santa Clara e Sant’Anna –, de que são exemplos o pastel de Santa Clara, a arrufada de Coimbra ou o pudim das Clarissas.

Além dos doces e licores conventuais de Coimbra e da região centro, disponibilizados por expositores oriundos de Alcobaça, Alfeizerão, Ançã, Aveiro, Figueira da Foz, Lamego, Leiria, Lorvão, Ovar, Pereira, Tentúgal e Tomar vai ser possível, ainda, degustar doces típicos da região norte (Amarante, Caldas de Vizela, Felgueiras, Régua e Santa Maria da Feira) e do sul do país (Évora, Reguengos de Monsaraz e Silves).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *