CulturaDistrito de Coimbra

Coimbra | “Condeixa – O Vislumbre de Um Império” 

Considerado já como o maior evento temático nacional dedicado à época romana, “Condeixa – O Vislumbre de um Império” regressa este fim de semana ao cenário vivo das Ruínas de Conímbriga, com um programa intenso de três dias de animação, entre 17 e 19 de Junho

“Após o interregno provocado pela pandemia, a sétima edição reveste-se de um significado ainda maior pois assinala o reencontro de toda a sociedade condeixense para celebrar o nosso legado histórico, a nossa identidade, numa atmosfera única e de grande espetacularidade”, sublinha Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Com 7.000 visitantes registados em 2019, na última edição realizada, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova espera alcançar este ano uma afluência próxima de 10.000 pessoas. “Ainda que tenha já conseguido uma grande projeção regional e nacional, o evento é, desde logo, uma aposta ganha por conseguir mobilizar e envolver todos os condeixenses, nomeadamente através das escolas, das associações, dos agentes económicos”, acrescenta o edil, sublinhando a “oportunidade de dinamização do nosso maior ativo patrimonial com potencial turístico, gerador de desenvolvimento económico”. 

Refira-se que anualmente o património ligado à romanização é responsável pela vinda à região de cerca de 200.000 pessoas e, nesse sentido, o autarca Nuno Moita defende a importância de continuar a valorizar, em termos culturais e turísticos, a romanização e o eixo da romanização, defendendo o regresso de um programa específico de apoio, no âmbito dos fundos europeus, destinado à sua promoção e potenciação económica.

O destaque do programa da sétima edição do “Condeixa – O Vislumbre de um Império” vai para o espetáculo de encerramento, Domingo, às 19 horas, protagonizado pelos espanhóis Legend Especialistas, que apresentarão “Circus Maximus – a soldo de Marco Luceio Flavino”, numa alusão à maior arena de entretenimento, dedicada aos jogos públicos, que abriam com grandes paradas e contavam com perigosas e, por vezes, mortais corridas de bigas e espectáculos gladiatoriais, além de outros jogos faustosos para gáudio do público.

Outros dos momentos mais importantes acontece nesse dia, Domingo, pelas 11 horas, é a saída do cortejo Triumphalis , com início no Museu PO.RO.S e término na Câmara Municipal de Condeixa, com a participação de dezenas de figurantes voluntários vestidos a rigor.

No dia anterior, Sábado, às 23 horas, será apresentado o espectáculo “Inauguração da Casa com jardins copiados da Domus Aurea de Roma”, nas Ruínas de Conímbriga.

Destaque ainda para a encenação que será levada a cabo no Sábado e no Domingo de um batizado romano (Dies Lustricus), de um casamento romano (Romanae Nuptiae) e de um funeral romano (Romana Funera), onde se revelam aos visitantes alguns rituais que marcavam cada uma das cerimónias.

Ao longo dos três dias haverá animação constante no recinto com música ao vivo, dança e teatro de rua, além de números de falcoaria, artesãos a trabalharem ao vivo, gladiadores, legionários, entre outros. Estão ainda programadas visitas guiadas às Ruínas de Conímbriga com iluminação nocturna.

No primeiro dia do evento, sexta feira, foram apresentados, às 21 horas, os resultados da mais recente investigação arqueológica realizada nas Ruínas de Conímbriga pelo arqueólogo Ricardo Costeira da Silva, professor da Universidade de Coimbra, com a presença de Vítor Dias e José Ruivo, respectivamente o atual e o anterior diretor do Museu Monográfico de Conímbriga. No âmbito desta investigação, estudos geofísicos detectaram aquilo que deverá ser um novo templo romano em ruínas enterrado no campus arqueológico de Conímbriga. As imagens digitais resultantes da aplicação de equipamentos como um magnetómetro e um georadar permitiram identificar um desenho digital no subsolo semelhante às ruínas de um outro templo que existe no local, descoberto há algumas décadas através de escavações.

A anteceder este momento teve lugar, sexta às 20h, uma apresentação académica sobre armas, equipamentos e técnicas militares pelo arqueólogo Ricardo Macedo, especializado em arqueologia experimental da Universidade do Porto.

Programação de dia 17, 18, e 19.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *