Atualidade

CNIS considera necessário aumentar valor do RSI

O Padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS), faz um balanço positivo dos 25 anos da prestação social Rendimento Social de Inserção (RSI), mas considera que há ‘caminho a fazer’ na inserção e que é necessário aumentar o valor da prestação.

Para Lino Maia, a prestação social ajudou «a atenuar a pobreza extrema num extrato significativo da população» e admite que possa ter contribuído para um país mais seguro, prevenindo criminalidade que resultaria da total falta de rendimentos e horizontes.

Para o representante do setor social, o RSI constitui-se como um garante para uma vida com dignidade, mas considera que neste momento o atual valor pago compromete esse objetivo, defendendo uma revisão para patamares mais próximos do limiar da pobreza, atualmente fixado em cerca de 500 euros mensais.

O Padre Lino Maia sublinhou a importância para a escolarização dos jovens, ajudando a que se mantivessem a estudar e para a criação de uma predisposição para o trabalho entre os beneficiários, ainda que reconheça que esta é a componente da prestação na qual é preciso continuar a trabalhar.

As famílias apoiadas pelo Rendimento Social de Inserção (RSI) que vivem em Lisboa aumentaram 10% no último ano, revelou a Santa Casa da Misericórdia, que tem acompanhado casos de pobreza extrema nos bairros nobres da cidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *