DesportoDestaqueMoita

Clube Recreativo do Penteado campeão nacional absoluto de Marcha Atlética 20km

O Clube Recreativo do Penteado foi campeão nacional de Marcha Atlética 20km, tanto em masculinos como em femininos, em prova organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo e Associação de Atletismo do Algarve, realiza em Olhão no início do mês de fevereiro.

O Diário do Distrito foi assistir a um treino e teve a oportunidade de conhecer os campeões, entrevistar o treinador e o responsável pelo atletismo do clube.

Jorge Coelho, responsável pela modalidade de atletismo do CR Penteado, explicou por poucas palavras no que consiste a Marcha Atlética: «é um tipo de corrida, mas com regras próprias, em que o atleta tem de ter sempre os apoios no chão. Enquanto dá um apoio, tem de ter o pé de trás no chão».

Jorge Coelho | Foto: Diário do Distrito

Os atletas do CR Penteado treinam todos os dias, de segunda a sexta-feira. Foi com grande satisfação que viu o clube ser campeão de forma absoluta, e inédita, especialmente após uma paragem do desporto no clube.

«Nós temos atletismo desde 2008. Houve uma paragem, algumas questões que fizeram parar, mas voltámos em 2020, no final do ano, uma aposta forte. Inicialmente eram 50 atletas ao todo no clube, agora temos 84. 50 são federados, os outros ainda não. Foi de há dois anos para cá, e tem sido sempre a evoluir.»

Para Paulo Jesus, treinador da Marcha Atlética do CR Penteado, de todos os escalões, com dez anos de casa, a conquista destes dois títulos, em prova com mais de 200 atletas, era um objetivo assente: «Comuniquei aos atletas que íamos lá para ganhar as duas competições nacionais».

Paulo Jesus | Foto: Diário do Distrito

Sobre a modalidade, explicou que, «um atleta até encaixar a marcha, tem de batalhar muito. Correr é natural, marchar não é». Salientou que existem certas características necessárias para a prática, como o próprio tipo de perna, e que «há atletas que não chegam a conseguir e acabam por desistir».

O futuro passa agora por tentar conquistar a Taça de Portugal, em masculino e femininos, no próprio dia 9 de abril.

Treino de Marcha Atlética do CR Penteado | Foto: Diário do Distrito

A equipa treina todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 19:15 às 20:15, tendo um dia específico por semana, terça-feira, para reforço muscular.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *