EntrevistaSesimbra

Clube Naval de Sesimbra, 92 anos ao serviço da comunidade

Criado em 1930, o Clube Naval de Sesimbra é uma das instituições de prestígio de Sesimbra. Desde a sua criação, gerações de sesimbrenses aprenderam no seio deste clube a amar o mar e tudo aquilo que ele nos oferece. Com o mote dos 92 anos de vida, o Diário do Distrito entrevistou o presidente do CNS, Fernando Silva. Na primeira parte desta entrevista falou-se sobre a fundação, o trabalho ambiental e os principais desportos aqui praticados.

DD: 92 anos de Clube Naval. Que balanço pode fazer de tão rica história e de que forma contribuíram para a dinamização dos desportos náuticos junto dos sesimbrenses?

FS: O Clube Naval de Sesimbra foi fundado a 4 de setembro de 1930, por entusiastas da pesca e dos desportos náuticos que, desde a primeira hora, perceberam, e bem, que a Vila de Sesimbra era uma excelente estância balnear, dotada de caraterísticas ímpares no mundo. Na época, era uma visão de futuro inovadora, face aos meios e às mentalidades.

Desde a participação na Tarde Náutica Infante D. Henrique, o Clube Naval foi uma associação voltada para o mar, sempre com grande envolvência da comunidade local. Uma nota de destaque para a organização do Campeonato Europeu de Caça Submarina em 1980, que foi um honroso sucesso para a modalidade, para o Clube e para o nosso país. A partir de meados da década de noventa e até à atualidade, com a instalação do Porto de Recreio em 1999, o Clube Naval ganha mais importância no contexto portuário, como unidade económica e dinamizador da expansão turística e das mais diversificadas atividades náuticas.

DD: Para além da atividade habitual do clube também tem uma vertente ambiental, como demonstraram no apoio que deram para limpar a praia da Ribeira do Cavalo. É possível pensar no mar e em tudo o que nos oferece descurando o meio ambiente e o que se passa em terra?

FS: Desde há vários anos que o Clube Naval de Sesimbra presta os mais diversos tipos de apoio às entidades Sesimbrenses, no que diz respeito ao ambiente. Todos os anos apoia com os seus meios humanos e de transporte na recolha do lixo através de mar da praia da ribeira do cavalo.

Além disso, costumamos fazer com regularidade um evento de recolha de lixo dentro do seu porto.

DD: O verão traz um grande fluxo de turistas e é habitual estarmos mais virados para o mar. Existe alguma diferença na procura de atividades e nos seus praticantes entre o inverno e o verão? Qual é o desporto mais praticado pelos sócios do Clube Naval?

FS: Ao nível dos praticantes de atividades aquáticas do Clube Naval em termos gerais pouca diferença se verifica no período de verão e inverno, sendo que por norma no inverno até se acaba por ter mais praticantes. Atualmente, o Clube Naval tem 90 atletas federados nas diversas modalidades (Canoagem, Vela, Pesca Desportiva do Alto Mar e Atividades Subaquáticas). O Desporto mais praticado no Clube Naval de Sesimbra é a Canoagem.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *